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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação de alunos com Síndrome de Down da rede municipal de ensino regular do fundamental I pelo Protocolo para Avaliação de Escolares com Deficiência Intelectual (PAEDI)
Autor: Oliveira, Mariângela Castilho Uchoa de
Primeiro orientador: D'Antino, Maria Eloisa Famá
Primeiro coorientador: Assis, Silvana Maria Blascovi de
Primeiro membro da banca: Sekkel, Marie Claire
Segundo membro da banca: Schwartzman, José Salomão
Resumo: A Síndrome de Down é uma das causas mais frequentes da deficiência intelectual e com ela surge uma série de déficits no processo de desenvolvimento e de aprendizagem, como raciocínio, solução de problemas, planejamento, entendimento do pensamento abstrato e com isso a aprendizagem acadêmica e função adaptativa diária. Há evidências de que a deficiência intelectual seja o maior desafio do professor em sala de aula regular e pouco são os instrumentos padronizados que esses professores encontram como diretriz para o ensino dessas crianças. Apesar de culturalmente serem considerados um grupo homogêneo, há uma grande variabilidade na funcionalidade dessas pessoas, por este motivo trazer a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para o ambiente escolar pode ser eficaz. Referência em muitos países, mas ainda pouco utilizada no Brasil, a CIF é um constructo biopsicossocial que pode auxiliar o professor avaliar o aluno com Síndrome de Down e a partir desta avaliação, traçar um plano educacional individual para que a aprendizagem desses alunos aconteça de forma efetiva. O objetivo desta pesquisa foi avaliar alunos com Síndrome de Down na faixa etária dos 06 aos 14 anos matriculados na rede regular de ensino Fundamental I dos municípios de Jundiaí e Louveira, ambos interior do estado de São Paulo, utilizando o Protocolo para Avaliação de Escolares com Deficiência Intelectual (PAEDI). Este protocolo é um instrumento desenvolvido com fundamentação em Atividades e Participação da CIF. Os principais resultados obtidos indicam uma variabilidade significativa em relação à funcionalidade das crianças avaliadas; cada uma dessas crianças demonstrou ter habilidade e potencial individual, independente de idade, escola e ano escolar. Além disso, o PAEDI, segundo os professores, mostrou-se como um importante instrumento de avaliação de alunos com este perfil.
Abstract: Down Syndrome (DS) is one of the best known causes of intellectual disability, and it is associated with a series of deficits in the development and learning process, such as reasoning, problem solving, planning, understanding of abstract thinking and with that academic learning and function adaptive behavior. There are evidences that intellectual disability is the greatest challenge of teacher in the regular classroom and there are few standardized instruments that teachers have as guideline to teach these children. Although culturally considered as a homogeneous group, there is a great variability in the functioning of these people. For that reason, bringing the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) into school environment can be effective. The ICF is a reference in many countries, but not in Brazil. This classification is a biopsychosocial construct that can help the teacher evaluate the student with Down Syndrome and in order to draw an individual educational plan so that the learning of these students happens in a effective way. The aim of this research was to evaluate students with Down Syndrome from 06 to 14 years of age studying in the regular primary school system of Jundiaí and Louveira, both in São Paulo state, using Protocolo para Escolares com Deficiência Intelectual - PAEDI, an protocol for the evaluation of students with intellectual disabilities. This protocol is an instrument developed based on Activities and Participation of ICF. The main results indicate a significant variability in relation to the functioning of the children observed; each one showed to have individual ability and potential, regardless of age, school and school year. In addition, PAEDI, according to teachers, this protocol demonstrates to be an important evaluation tool for students with DS.
Palavras-chave: síndrome de Down;  avaliação;  educação especial;  CIF
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: OLIVEIRA, Mariângela Castilho Uchoa de. Avaliação de alunos com Síndrome de Down da rede municipal de ensino regular do fundamental I pelo Protocolo para Avaliação de Escolares com Deficiência Intelectual (PAEDI). 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4040
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20566
Data de defesa: 6-Ago-2019
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4040/5/Mari%C3%A2ngela%20Castilho%20Uchoa%20de%20Oliveira.pdf
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