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Tipo do documento: Dissertação
Título: Processamento visual em crianças do 3º ao 6º ano do ensino fundamental
Autor: Cavalcante, Ézia Cristina
Primeiro orientador: Seabra, Alessandra Gotuzo
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizeu Coutinho de
Segundo membro da banca: Dias, Natália Martins
Resumo: O processamento visual refere-se à capacidade de gerar, perceber, armazenar, analisar, transformar e recuperar imagens visuais. É relevante para diversas aquisições ao longo da vida, incluindo a aprendizagem escolar e divide-se em 11 subdomínios. Alguns estudos relacionam o processamento visual com os desempenhos em matemática, leitura, escrita e ressaltam a importância da velocidade do processamento visual na aprendizagem e fazem relação entre os diversos domínios. O objetivo desse estudo foi avaliar diferentes habilidades relacionadas ao processamento visual em crianças, a fim de verificar a progressão com a série escolar, diferenças de sexo, bem como comparar tais desempenhos com as notas escolares. Foram avaliadas 79 crianças, do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos utilizados foram: 1) Testes de Matrizes Progressivas de Raven, Escala Geral; 2) Teste das Figuras Complexas de Rey; 3) Teste Blocos de Corsi, ordens direta e inversa; 4) Teste Hooper de Organização Visual; 5) Coleção BVRT - Retenção Visual de Benton; 6) BPR-5 a forma A; 7) Atividade de estimativa de comprimento; 8) Atividade de Figuras Sobrepostas; 9) Atividade do jogo do labirinto; 10) Teste de Bender. Adicionalmente, foram coletadas as notas escolares em todas as disciplinas. Os resultados revelaram que existe progressão dos desempenhos nos testes com ano escolar para a maioria das medidas. Não houve efeito de sexo, ou seja, meninos e meninas tiveram desempenhos semelhantes. Houve algumas correlações significativas entre desempenhos nos testes e as notas escolares, mas na maioria baixas, sugerindo que há relação, mas de pequena magnitude. Esses resultados corroboram a hipótese de progressão do desempenho de processamento visual ao longo do desenvolvimento, e a relação modesta, mas significativa, com o desempenho acadêmico.
Abstract: The visual processing refers to the ability to generate, perceive, store, analyze, transform and retrieve visual images. It is relevant to several lifelong acquisitions, including school learning and is divided into 11 sub-domains. Some studies relate visual processing to mathematical, reading, and writing performances emphasize the importance of visual processing speed in learning and relate to the various domains. The purpose of this study was to evaluate different skills related to visual processing in children to verify the progression with the school series, gender differences, as well as compare such performances with school grades. We evaluated 79 children, from the 3rd to the 6th year of elementary school. The instruments used were: 1) Raven Progressive Matrices Tests, General Scale; 2) Test of King's Complex Figures; 3) Test Corsi blocks, direct and reverse orders; 4) Hooper Visual Organization Test; 5) BVRT Collection - Benton Visual Retention; 6) BPR-5 to form A; 7) Length estimation activity; 8) Activity of Overlapping Figures; 9) Labyrinth game activity; 10) Bender test. In addition, school grades were collected in all subjects. The results showed that there is progression of performance in the tests with school year for most measures. There was no gender effect, that is, boys and girls performed similarly. There were some significant correlations between test scores and grade grades, but mostly low, suggesting that there is a relationship, but of small magnitude. These results corroborate the hypothesis of progression of visual processing performance throughout development, and the modest but significant relationship with academic performance.
Palavras-chave: avaliação psicológica;  processamento visual;  instrumentos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: CAVALCANTE, Ézia Cristina. Processamento visual em crianças do 3º ao 6º ano do ensino fundamental. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3958
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20559
Data de defesa: 19-Fev-2019
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3958/5/%C3%89zia%20Cristina%20Cavalcante.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

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