Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20266
Tipo do documento: Dissertação
Título: O discurso do investimento: um estudo semiótico de campanhas do Itaú e da XP
Autor: Fogaça, Lucas Silveira
Primeiro orientador: Barros, Diana Luz Pessoa de
Primeiro membro da banca: Hilgert, José Gaston
Segundo membro da banca: Pessôa, Luis Alexandre Grubits de Paula
Resumo: Este trabalho explora, com base na semiótica de linha francesa, as estratégias para produção de sentido empregadas pelo banco Itaú e pela corretora XP Investimentos quando comunicam seus serviços sobre investimento. Nosso objetivo é identificar quais são os valores construídos, pela publicidade, quando falam sobre serviço financeiro. Para tanto, foram examinadas as narrativas, os temas e as figuras empregados pelas empresas, visando identificar as diferenças de posicionamento entre as marcas. Percebeu-se, como resultado desta pesquisa, que o banco Itaú explorou valores emocionais e trabalhou a jovialidade, não restrita a aspectos temporais, mas ao estado de espírito do seu destinatário. A XP Investimentos trabalhou valores racionais e pragmáticos, fazendo uso de estratégias que promoviam o efeito de realidade e visando oferecer ao seu destinatário elementos verificáveis que o auxiliariam no processo de tomada de decisão.
Abstract: A partir de la sémiotique française, cette recherche explore les stratégies de production de sens utilisées par la banque Itaú et la société d’investissement XP Investimentos pour communiquer leurs services d’investissement. Notre objectif est d’identifier les valeurs construites par la publicité quand elle parle de service financier. Pour faire ça, nous avons examiné les récits, les thèmes et les figures utilisés par les entreprises, afin d’identifier les différences de positionnement entre les marques. À la suite de cette recherche, il a été remarqué que la banque Itaú a exploré les valeurs émotionnelles et il a travaillé la jovialité qui ne se limitée pas aux aspects temporels, mais est liée à l’esprit de son destinataire. La XP Investimentos a travaillé des valeurs rationnelles et pragmatiques, en utilisant des stratégies qui promeuvent l’effet de réalité, afin d’offrir à son destinataire des éléments vérifiables qui l’aideraient dans le processus de prise de décision.
Palavras-chave: semiótica;  discurso publicitário;  trabalho;  investimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: FOGAÇA, Lucas Silveira. O discurso do investimento: um estudo semiótico de campanhas do Itaú e da XP. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie,São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3960
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20266
Data de defesa: 14-Fev-2019
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3960/5/Lucas%20Silveira%20Foga%C3%A7a.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons