Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20264
Tipo do documento: Dissertação
Título: Experiências pedagógicas em língua portuguesa: contribuições do método MAPREI para a formação integral do estudante
Autor: Paula, Sarah Jimena Moreno de
Primeiro orientador: Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Primeiro membro da banca: Martins, Valéria Bussola
Segundo membro da banca: Periotto, Maria Suelí
Resumo: No universo do estudo da linguagem, as discussões a respeito das implicações discursivas envolvidas nas manifestações textuais orais e escritas são constantes, defendendo-se que o domínio do idioma, por parte de seus falantes, deve ultrapassar os limites da materialidade linguística e adentrar o campo da produção de sentidos. Isso porque compreender-se e fazer-se compreendido acerca de suas percepções e intenções no mundo consiste, desde os primórdios da humanidade, em prática de fundamental importância para o progresso do ser humano. Nesse processo, a linguagem, em sua abrangência multifacetada, é protagonista. Assim, a partir de tais concepções teóricas, a presente pesquisa, um Estudo de Caso, apresenta experiências que buscam desenvolver, em aulas de leitura e produção textual em Língua Portuguesa, além do conteúdo programático, as habilidades emocionais, sociais e afetivas do educando, na contribuição ativa para a formação de cidadãos críticos, ecumênicos e solidários, e tem por objetivo geral identificar de que maneira tais estratégias podem estimular essa formação integral na Educação Básica. Para tal, apresentam-se práticas didático-pedagógicas levadas a efeito na realidade de uma escola de Educação Básica, o Instituto de Educação José de Paiva Netto (IEJPN), localizado em São Paulo/SP, Brasil, a partir da aplicação do Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), ferramenta pedagógica desenvolvida pela referida Instituição de Ensino que, com a utilização de diversificadas estratégias agregadoras, busca contribuir com o desenvolvimento e a formação integral dos educandos e promover, entre outros aspectos, o protagonismo dos estudantes na construção do saber e no esforço pela transformação de suas realidades pessoais e coletivas.
Abstract: In the study of language, discussions about the discourse implications involved in oral and written communication are constantly present. One defends that language proficiency of its speakers must surpass the limits of the linguistic materiality and enter the field of the production of meaning. This is because to understand and be understood regarding their perceptions and intentions consists, from the very beginning of humanity, in a practice of fundamental importance for the progress of human beings. Language, with its broad scope, is the protagonist in this process. Therefore, based on such theoretical concepts, this research, a case study, presents experiences that seek to develop, in Portuguese reading and writing classes—besides the content of a syllabus—the emotional, social, and affective skills of the students, contributing effectively to the formation of ecumenical and solidary citizens who have critical thinking skills. This study has as main objective to identify in what way such strategies can encourage students’ complete formation in Primary Education. To this end, this research will present didactic and pedagogical practices carried out in a Primary Education school, the José de Paiva Netto Educational Institute (IEJPN), located in São Paulo, Brazil, in which the Learning Method through Rational-Emotional-Intuitive Research (MAPREI, in Portuguese) is applied. This is a pedagogical tool developed by the aforementioned school that, with the use of different strategies, contributes to the development and complete education of its students and promotes, among other aspects, their leadership in the construction of knowledge and in the effort to transform their personal and collective realities.
Palavras-chave: língua portuguesa;  educação;  práticas docentes;  MAPREI
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: PAULA, Sarah Jimena Moreno de. Experiências pedagógicas em língua portuguesa: contribuições do método MAPREI para a formação integral do estudante. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3950
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20264
Data de defesa: 16-Mai-2019
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3950/5/Sarah%20Jimena%20Moreno%20de%20Paula.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons