Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20246
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação na educação profissional técnica de nível médio
Autor: Cruz, Luana Gomes
Primeiro orientador: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Segundo membro da banca: Aparicio, Ana Silvia Moço
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas avaliativas realizadas pelos docentes do curso Técnico de Nível Médio. A intenção foi analisar em que medida as práticas contemplam as orientações de avaliação propostas institucionalmente. Essa análise foi realizada a partir do entendimento dos docentes de duas unidades do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) no município de Osasco e bairro da Lapa (São Paulo - SP). Para a realização da pesquisa optamos por uma abordagem qualitativa e adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: estudo documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes. O referencial teórico utilizado pautou-se nas diversas formas de entender o processo avaliativo e suas contribuições para a aprendizagem e evolução dos alunos, dentre eles: Hoffmann (1999, 2009, 2013), Mizukami (1986), Perrenoud (1999), Rios (1998) e Weisz (2002), e em estudos sobre as diferentes concepções de aprendizagem docente, tendo como base as relações entre conhecimento e prática educacional. Constatamos que todos os professores conhecem os documentos institucionais e falam claramente sobre a proposta, entretanto realizam uma avaliação por medida e verificação. Outro ponto a ser ressaltado é que muitos consideram o comprometimento do aluno como principal critério de aprovação.
Abstract: This research aimed to investigate the evaluative practices carried out by the Technical Course teachers. The intention was analyze the extent to which the practices include the proposed evaluation guidelines institutionally. This analysis was performed based on the understanding of the teachers of two Senac (National Service of Commercial Education) sites, in Osasco city and Lapa district (São Paulo - SP). For the accomplishment of the research, we chose a mixed approach (quantitative and qualitative) and adopted the following methodological procedures: documentary study, application of questionnaires and interviews with teachers. The theoretical framework used was based on the different ways of understanding the evaluative process and its contributions to the students learning and evolution, among them: Hoffmann (1999, 2009, 2013), Mizukami (1986), Perrenoud (1998) and Weisz (2002), and in studies on the different conceptions of teacher learning, based on the relationship between knowledge and educational practice. We find that all teachers know the institutional documents and speak clearly about the proposal, but they carry out an evaluation by measure and verification. Another point to emphasize is that many consider the students commitment as the main criterion of approval.
Palavras-chave: educação profissional;  avaliação;  formação de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: CRUZ, Luana Gomes. Avaliação na educação profissional técnica de nível médio. 2019. 140 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3948
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20246
Data de defesa: 13-Fev-2019
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3948/5/Luana%20Gomes%20Cruz.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons