Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20245
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trabalho em grupo: uma estratégia de aprendizagem no ensino superior
Autor: Casanova, Mousar
Primeiro orientador: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Primeiro membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Segundo membro da banca: Rosito, Margaréte May Berkenbrock
Resumo: Este estudo tem como objeto investigar os critérios utilizados pelos professores, no ensino superior, na organização para os trabalhos em grupo. Entendendo que o papel do ensino é a busca pela construção e domínio do conhecimento e o professor é o mediador entre o aluno e a transformação do conhecimento, a pesquisa buscou compreender como o professor coloca à disposição de seus alunos meios para organizar, sistematizar, enriquecer e ampliar suas experiências de aprendizagem, tendo como enfoque o trabalho em grupo como estratégia de aprendizagem. A pesquisa foi realizada com professores universitários que atuam no curso de Licenciatura em Pedagogia de uma faculdade particular na cidade de São Paulo em uma de suas unidades localizada na Zona Leste. A investigação, de caráter qualitativo, foi estruturada em quatro etapas: estudo bibliográfico, pesquisa de campo com aplicação de questionário e entrevistas com professores do ensino superior, tratamento dos dados e das informações e as considerações finais com base na fundamentação teórica. A pesquisa permitiu apontar quem são os professores – perfil, formação acadêmica, tempo na docência – se fazem uso do trabalho em grupo e como utilizam essa metodologia como estratégia de aprendizagem. O resultado da pesquisa confirmou a hipótese de que o trabalho em grupo pode oferecer uma oportunidade concreta de construir o conhecimento de forma cooperativa e com potencial para o aluno se relacionar de formas variadas com o conhecimento. No entanto, para que atinja os objetivos de aprendizagem propostos, é necessário, por parte do aluno, uma participação ativa e disposição para a cooperação e, do professor, um acompanhamento sistemático dos grupos.
Abstract: This study aims to investigate the criteria used by teachers in higher education in work groups. Understanding that the role of teaching is the search and mastery of knowledge and the teacher is the mediator between the student and the knowledge transformation, the research sought to understand how the teacher puts at the disposal of its students means to organize, systematize, enrich and broaden learning experiences, focusing on work groups as a learning strategy. The research was carried out with university professors who work in the course of Licenciatura in Pedagogy of a private college in the city of São Paulo in one of its units located in the East Zone. The qualitative research was structured in four stages: bibliographical study, field research with the application of questionnaires and interviews with higher education professors, data and information processing, and the final considerations were based on the theoretical basis. The research allowed identifying who are the professors - profile, academic background, teaching time - if they make use of the group work and how they use this methodology as a learning strategy. The research results confirmed the hypothesis that work groups may offer a concrete opportunity to build knowledge in a cooperative way and with potential for the student to relate in a variety of ways to knowledge, but to meet the proposed learning objectives, the student necessarily needs active participation and willingness to cooperate, and the teacher must systematically follow-up the groups.
Palavras-chave: trabalho em grupo;  ensino superior;  metodologia ativa;  sociointeracionismo;  cooperação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: CASANOVA, Mousar. Trabalho em grupo: uma estratégia de aprendizagem no ensino superior. 2019. 199 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3947
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20245
Data de defesa: 18-Fev-2019
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3947/5/Mousar%20Casanova.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons