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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gamificação como estratégia pedagógica: uma experiência lúdico-educacional
Autor: Santos, Augusto Calefo dos
Primeiro orientador: Hardagh, Cláudia Coelho
Primeiro membro da banca: Carolei, Paula
Segundo membro da banca: Almeida, Jane Mary Pereira de
Resumo: A dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação Educação Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie está inserida na linha de pesquisa Formação do Educador para a Interdisciplinaridade e pesquisa sobre metodologias educacionais denominadas de metodologias ativas, especificamente Gamificação. A proposta de pesquisa-ação está atrelada a projetos de extensão para formação de professores voltado para metodologias ativas, especificamente, a metodologia Gamificação, que será analisada como a experiência lúdico-educacional com o objetivo de potencializar a aprendizagem e a relação dialógica entre alunos e professores na educação básica. O objetivo de gamificar o processo de ensino e aprendizagem, está relacionado à ressignificação do ato de ensinar do professor e de aprender do aluno. A fundamentação teórica para justificar a proposta de metodologias ativas gamificadas são autores tradicionais como Vygotsky, Paulo Freire e pesquisadores na área de games e gamificação. Durante as oficinas foram documentados os processos de formação de professores e feedback de suas ações com alunos por meio de diários, filmagens e análise.
Abstract: The master's thesis of the Post-Graduate Program Education Art and Cultural History of the Mackenzie Presbyterian University is part of the Educator's Training for Interdisciplinarity research and research on educational methodologies called active methodologies, specifically Gamification. The action-research proposal is linked to extension projects for teacher training focused on active methodologies, specifically the Gamification methodology, which will be analyzed as a play-educational experience with the objective of enhancing learning and the dialogic relationship between students and teachers in basic education. The objective of gamify the process of teaching and learning, is related to the resignification of the act of teaching of the teacher and of learning of the student. The theoretical basis to justify the proposal of gamification active methodologies are traditional authors such as Vygotsky, Paulo Freire and researchers in the area of games and gamification. During the workshops the processes of teacher training and feedback of their actions with students were documented through journals, filming and analysis.
Palavras-chave: gamificação;  formação dialógica;  lúdico-educacional;  design
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: SANTOS, Augusto Calefo dos. Gamificação como estratégia pedagógica: uma experiência lúdico-educacional. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3945
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20240
Data de defesa: 18-Dez-2018
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3945/5/Augusto%20Calefo%20dos%20Santos.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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