Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20238
Tipo do documento: Dissertação
Título: Convergências entre design e street art: a linguagem das ruas adentrando os espaços
Autor: Silva, Carlos Francisco de Araujo
Primeiro orientador: Rizolli, Marcos
Primeiro membro da banca: Martins, Nara Sílvia Marcondes
Segundo membro da banca: Durante, Raphael Dall'Anese
Resumo: No cenário contemporâneo no qual a street art expande-se pela cidade e adentra com sua linguagem em novos espaços físicos, públicos ou privados, residenciais, comerciais, artísticos, em museus, galerias e casas de leilões, ganhando status de arte e reverberando em diversas áreas de design e segmentos de mercado com seus respectivos objetos, em áreas de comunicação e suas mídias, além de campos de estudo e pesquisa; este trabalho apresenta as convergências entre a street art e o design, traçando relações entre a linguagem das intervenções visuais urbanas, a cidade e a sociedade. Por meio de uma metodologia criativa e interdisciplinar direcionada pelas estruturas da linguagem visual, na pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva realizada através de revisão bibliográfica, pesquisa iconográfica e de campo, e da elaboração de uma narrativa com imagens e sobre as imagens, orientada pelo modo de ver do autor - designer e pesquisador -, o presente trabalho expõe a cidade como um palimpsesto repleto de camadas visuais, que inspira designers e artistas com seus grafites e pichações, entre outros estilos, fornece matéria-prima visual que estende-se ao design e retorna à cidade, refletindo o espírito de um tempo e direcionando as relações sociais por meio de tendências de comportamento, moda e consumo. O designer é apresentado como mediador desta relação, capaz de ler, interpretar, traduzir e materializar em imagens e objetos que se constituem em cultura visual. Dentre os projetos de design analisados que apresentam apropriações, inspirações, ecos, contaminações, abstrações, reações e reflexos da street art, notou-se a presença de projetos realizados por designers, alguns com características literais e outros com interpretações da linguagem das ruas; e outros projetos realizados por artistas visuais urbanos, cujos resultados mostram o espelhamento de suas próprias linguagens e estilos. Verificou-se que as formas de representação visual também variam conforme o segmento mercadológico, o público-alvo, a empresa produtora, a marca e o modo de ver e interpretar de cada designer. Além do fluxo imagético, percebeu-se, também, a transferência e a absorção de novos significados, valores e poderes simbólicos por parte do design e da street art.
Abstract: In the contemporary scenario in which the street art expands for the city and enters with your language in new physical spaces, public or private, residential, comercial and artistic spaces in museums, galleries and auction houses, gaining status of art and reverberating in diverse areas of design and market segments with their respective objects, in areas of communication and their media, as well as fields of study and research; this work presents the convergences between street art and design, tracing connections between the language of urban visual interventions, the city and society. Through a creative and interdisciplinary methodology guided by the structures of the visual language, in the qualitative, exploratory and descriptive research carried out through bibliographical revision, iconographic and field research, and the elaboration of a narrative with images and about the images guided by the way of seeing of the author - designer and researcher -, this work exposes the city as a palimpsest full of visual layers, which inspires designers and artists with their graffiti, among other street art styles, provides visual raw material that extends to design and returns to the city, reflecting the spirit of a time and directing social relations through behavior, fashion and consumption tendencies. The designer is presented as a mediator of this relationship, able to read, interpret, translate and materialize in images and objects that constitute a visual culture. Among the analyzed design projects that present appropriations, inspirations, echoes, contaminations, abstractions, reactions and reflexes of street art, it was noticed the presence of projects carried out by designers, some with literal characteristics and others with interpretations of street language. Other projects performed by urban visual artists were also noticed, whose results show the mirroring of their own languages and styles. It was verified that the forms of visual representation also vary according to the market segment, the target, the producing company, the brand and the way of seeing and interpreting of each designer. In addition to the imagetic flow, the transfer and absorption of new meanings, values and symbolic powers by design and street art were also perceived.
Palavras-chave: design;  street art;  interdisciplinaridade;  convergências;  cultura visual;  metodologia criativa
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: SILVA, Carlos Francisco de Araujo. Convergências entre design e street art: a linguagem das ruas adentrando os espaços. 2019. 247 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3899
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20238
Data de defesa: 13-Mar-2019
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3899/5/Carlos%20Francisco%20de%20Araujo%20Silva.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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