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Tipo do documento: Tese
Título: Manifestações performáticas do corpo homossexual masculino na música contemporânea brasileira
Autor: Dalprá, Lívia Cretaz
Primeiro orientador: Stori, Norberto
Primeiro membro da banca: Moraes, Mirtes de
Segundo membro da banca: Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Terceiro membro da banca: Garrini, Selma Peleias Felerico
Quarto membro da banca: Hoff, Tania Marcia Cezar
Resumo: Este trabalho aborda a Performance de corpos homossexuais masculinos no meio musical focalizando Jaloo, Johnny Hooker, Liniker, Pabllo Vittar, Rico Dalasam e SILVA. São artistas que buscam apresentar uma forma de resistência ao dispositivo, através das Performances corporais de suas irreverentes posturas de palco, onde a tensão dos corpos sob controle necessita de uma forma de externar suas angústias e desejos, para desafiá-lo e poder subverte-los. Para chegar aos seis nomes citados, filtrou-se os artistas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) de maior influência na música contemporânea e buscando na Industria Cultural suas referências tanto nacionais como internacionais. Conforme selecionados, recorreu-se a plataforma de vídeos YouTube e trazendo à tona as Mediações de Jésus Martín-Barbero e foram escolhidos os vídeos de maior audiência e seus respectivos comentários dos espectadores para construir o corpus desse trabalho. Para a construção do referencial teórico, ancorou-se principalmente em nome como Rosele Golberg e Jorge Glusberg para falar sobre Arte Contemporânea Brasileira, Giorgio Agamben, Fernando Chocchiarale e Jorge Coli para a temática enfatizada na música, Theodor Adorno e Max Horkheimer ao adentrar na Indústria Cultural, a sociedade do espetáculo discorrida a partir de Guy Debord, em assuntos relacionados a corpo e gênero, autores como Christine Griner, Mirtes Moraes, Rosana Schwartz, Selma Felerico e Tania Hoff. Como produto do trabalho, pode-se perceber que o corpo, a música e a Performance ultrapassam barreiras e são multifacetados, são Arte, são política, são comunicação e tantas outras formas.
Abstract: his paper deals with the Performance of male homosexual bodies in the musical environment focusing on Jaloo, Johnny Hooker, Liniker, Pabllo Vittar, Rico Dalasam and SILVA. They are artists who seek to present a form of resistance to the device, through the bodily Performances of their irreverent stage postures, where the tension of the bodies under control needs a way of expressing their anguish and desires, to defy it and to be able to subvert them. In order to reach the six names mentioned, LGBT artists (lesbians, gays, bisexuals, transsexuals, transsexuals and transgenders) were filtered with greater influence in contemporary music and searching in the Cultural Industry for their national and international references. As selected, we resorted to the YouTube video platform and brought to the fore the Jésus Martín-Barbero Mediations and selected the highest audience videos and their respective comments from the viewers to build the corpus of this work. For the construction of the theoretical reference, it was mainly anchored in name like Rosele Golberg and Jorge Glusberg to talk about Brazilian Contemporary Art, Giorgio Agamben, Fernando Chocchiarale and Jorge Coli for the theme emphasized in music, Theodor Adorno and Max Horkheimer when entering the Industry Cultural, the society of the spectacle distilled from Guy Debord, in subjects related to body and genre, authors like Christine Griner, Mirtes Moraes, Rosana Schwartz, Selma Felerico and Tania Hoff. As a product of the work, one can see that the body, music and Performance overcome barriers and are multifaceted, are Art, are politics, are communication and many other forms.
Palavras-chave: arte contemporânea brasileira;  cantores performáticos;  cantores homossexuais;  performance;  interdisciplinaridade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: DALPRÁ, Lívia Cretaz. Manifestações performáticas do corpo homossexual masculino na música contemporânea brasileira. 2019. 168 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3952
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20232
Data de defesa: 28-Fev-2019
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3952/5/L%C3%ADvia%20Cretaz%20Dalpr%C3%A1.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

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