Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20231
Tipo do documento: Tese
Título: A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente
Autor: Santos, Rodrigo Barboza dos
Primeiro orientador: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Primeiro membro da banca: Hardagh, Claudia Coelho
Segundo membro da banca: Bueno, Marcelo Martins
Terceiro membro da banca: Lorieri, Marcos Antonio
Quarto membro da banca: Lima, Fransmar Barreira Costa
Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade investigar o modo como elementos artísticos podem aparecer nas aulas de Filosofia para o Ensino Médio na rede paulista de ensino. Uma das principais premissas desta tese diz respeito ao fato da arte não representar uma verdade absoluta, ainda que traga consigo aspectos da realidade. Ela é uma interpretação pessoal e viva que pode engendrar problematizações criativas e que podem potencializar as experiências, inclusive as filosóficas. Ela não é ilustração: ela é potência de experiência, criação e reflexão. Para tanto, compreende-se no professor de Filosofia uma importância vital, pois suas aulas podem ser uma oficina de criação de conceitos (e não de apreensão de conceitos), o que implica em experiências do pensamento e, portanto, experiências estéticas. A partir das análises em relação aos documentos oficiais relativos à Filosofia enquanto disciplina escolar, da pesquisa realizada com seus professores e de outros referenciais teóricos, são indicados desafios à formação de professores de Filosofia para o Ensino Médio no sentido de que as aulas de Filosofia se tornem oficinas de produção conceitual, local privilegiado para que aconteçam experiências do pensar filosófico impulsionadas também pela arte e a cultura na contemporaneidade.
Abstract: The present research aims to investigate how artistic elements can appear in Philosophy classes for High School in the São Paulo teaching network. One of the main premises of this thesis concerns the fact that art does not represent an absolute truth, although it brings with it aspects of reality. It is a personal and living interpretation that can engender creative problematizations and that can enhance experiences, including philosophical ones. It is not illustration: it is power of experience, creation and reflection. For this, the teacher of Philosophy understands a vital importance, since its classes can be a workshop of creation of concepts (and not of apprehension of concepts), which implies in experiences of the thought and, therefore, aesthetic experiences. From the analysis of the official documents related to Philosophy as a school discipline, the research carried out with its teachers and other theoretical references, challenges are indicated for the formation of Philosophy teachers for High School in the sense that Philosophy classes are become workshops of conceptual production, a privileged place for philosophical thinking experiments to be carried out, driven by contemporary art and culture.
Palavras-chave: ensino de filosofia;  imagens artísticas;  formação de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: SANTOS, Rodrigo Barboza dos. A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3949
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20231
Data de defesa: 26-Abr-2019
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3949/5/Rodrigo%20Barboza%20dos%20Santos.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons