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dc.creatorGuatelli, Igorpor
dc.date.accessioned2019-05-08T19:20:15Z
dc.date.available2019-05-08T19:20:15Z
dc.date.issued2018-04-27por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19887
dc.publisherInstituto Presbiteriano Mackenziepor
dc.subjectcatástrofepor
dc.subjectinfraestruturapor
dc.subjectruínapor
dc.subjecturbanidadepor
dc.subjectestéticapor
dc.titleCatástrofes infraestruturais: de outras estéticas urbanas ?por
dc.typeProjeto de Pesquisapor
dc.publisher.departmentFAU-Mackenziepor
dc.description.resumoO intuito foi cartografar e discutir os processos de reapropriacao urbana de 4 infraestruturas viarias no mundo, a saber: Elevado Costa e Silva em São Paulo, Viaduc des Arts em Paris, Spittelau Viaduct em Viena e High Line em Nova York. Objetivou-se discuti-las como palimpsestos a partir da recuperacao de suas trajetorias historicas e de suas dimensoes onto-teleologicas, ou seja, seus significados e finalidades originais e processos de ressignificacao a que foram submetidas ao longo do tempo. A partir da recuperacao de suas trajetorias, associadas ao declinio e reabsorcao urbanas, pretendeu-se discutir a relevancia desse movimento na construcao de outras intencoes esteticas na constituicao de outra paisagem urbana e o quanto tal movimento se apresenta ou nao como alternativa aos processos estetizantes dominantes, associados a tendencia de valorizacao do espaço urbano a partir de um apelo imagetico. Em outro ambito, objetivou-se verificar e questionar criticamente o alcance do desenho (como, design, quantidade de designio) do suporte como emulador de outras paisagens, urbanidades, sociabilidades e platitudes. As cartografias construí­das a partir de captação direta por filmagens e fotos formaram uma base sobre a qual foi possivel o exercicio reflexivo fenomenologico (percepcao, sensivel) e nomenologico (conceituacoes). Importante mencionar que nao houve a intencao de se chegar a conclusoes quanto aos objetos estudados, mas evidenciar suas multivalencias, equivocidades e ambiguidades a partir de um confronto entre as intencoes de projeto e apropriacoes empiricas da realidade produzida.por


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