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dc.creatorRuella, Ivani Alves-
dc.date.accessioned2017-09-28T18:27:27Z-
dc.date.accessioned2019-04-09T08:55:05Z-
dc.date.available2019-04-09T08:55:05Z-
dc.date.issued2017-08-08-
dc.identifier.citationRUELLA, Ivani Alves. Caracterização sociofamiliar dos educandos com Transtornos do Espectro do Autismo atendidos por uma instituição filantrópica no interior do Estado do Rio Janeiro. 2017. 85 f. Dissertação( Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3353-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19778-
dc.description.abstractThe Autism Spectrum Disorder (ASD) belongs to the group of the neurodevelopment disorders, although it does not have any biological markers defined. It is found since early childhood and entails debts in the social-communicative and behavioral areas. In this study, the autistic person’s familiar environment and its surroundings have been considered as indicators of his or her biopsychosocial development process. The analysis of the familiar environment has taken into account the experiences acquired in the daily routine and events occurred in other environments and directly related to the social and family context. This descriptive research aimed to achieve autistic pupils’ social-familiar characterization, who are assisted by a philanthropic institution in Rio de Janeiro state interior. This study involved 49 families assisted by the Integration Department of APAE (Portuguese for Association of Disabled People's Parents and Friends) in Itaperuna City, and it demonstrated that the variables of income, socioeconomic and sociodemographic conditions, and scarcity or absence of public policies interfere in life quality on one hand and influence the stress levels and a family’s responsibility overload on the other. Aiming at overcoming this condition, professionals are supposed to investigate the processes, which can cause different manifestations that, by their turn, involve the promoters and the obstacles of social inclusion. Moreover, researches that aim to achieve the socio-familiar characterization of certain family groups can also provide relevant information to guide professionals of a social-assistance network who seek to meet the needs of autistic individuals and their families.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismopor
dc.subjectfamíliapor
dc.subjectteoria bioecológicapor
dc.subjectcaracterização sociofamiliarpor
dc.titleCaracterização sociofamiliar dos educandos com Transtornos do Espectro do Autismo atendidos por uma instituição filantrópica no interior do Estado do Rio Janeiropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoApesar de ainda não possuírem marcadores biológicos definidos, os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) pertencem à categoria denominada transtorno de neurodesenvolvimento, presente desde a infância indicando déficits nas áreas: sociocomunicativa e comportamental. O ambiente familiar e o entorno do indivíduo com TEA foram analisados como indicadores de seu processo de desenvolvimento biopsicossocial. A avaliação do ambiente familiar considerou as experiências vivenciadas no cotidiano e os acontecimentos que ocorreram em outros espaços e que estão diretamente correlacionados com o contexto social e familiar. A presente pesquisa descritiva teve como objetivo realizar a caracterização sociofamiliar dos educandos com TEA atendidos por uma instituição de atendimento filantrópico no interior do Estado do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa 49 famílias atendidas no Setor de Integração da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Itaperuna. O estudo confirmou que as variáveis: de renda, condições socioeconômicas e sócio-demográficas e, oferta precária ou ausência de políticas públicas interferem na qualidade de vida e influenciaram nos níveis de estresse e sobrecarga familiar. Na expectativa de superar essa condição, propõe-se que aos profissionais investiguem os processos geradores de diferentes manifestações dos aspectos facilitadores e dificultadores da inclusão social. Inclusive, porque que a realização de pesquisas que visam proceder à caracterização sociofamiliar de determinado grupo familiar também pode fornecer informações importantes que auxiliem nas intervenções executadas pelos diversos profissionais da rede socioassistencial que prestam atendimento às pessoas com TEA e às suas famílias.por
dc.contributor.advisor-co1D'Antino , Maria Eloisa Famá-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1931443104980850por
dc.contributor.advisor1Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553933195554203por
dc.contributor.referee1Assis, Silvana Maria Blascovi de-
dc.contributor.referee2Fernandes, Fernanda Dreux Miranda-
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15049/Ivani%20Alves%20Satlher%20Ruella%20.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3353/5/Ivani%20Alves%20Satlher%20Ruella%20.pdf
dc.keywordsAutism Spectrum Disordereng
dc.keywordsfamilyeng
dc.keywordsbioecological Theoryeng
dc.keywordssocio-familiar characterizationeng
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

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