Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Zípora de Almeida e-
dc.creatorFreire, Elisabete dos Santos-
dc.date2014-09-15-
dc.date.accessioned2019-04-09T08:25:10Z-
dc.date.available2019-04-09T08:25:10Z-
dc.identifierhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4559-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19477-
dc.descriptionO jogo cooperativo é uma estratégia de ensino utilizada pelos professores nas aulas de Educação Física. O objetivo deste estudo foi analisar o envolvimento dos alunos num projeto que utiliza o jogo cooperativo como estratégia para estimular a internalização de atitudes cooperativas. Para realizar o presente estudo adotamos abordagem qualitativa de pesquisa, sendo realizado um estudo descritivo, com a aplicação de intervenção pedagógica a um grupo de 30 crianças de uma turma do 4o ano (3a série) do Ensino Fundamental que estudam em escola pública localizada na cidade de São Paulo. Foram realizados jogos cooperativos e competitivos, ao final de cada jogo os alunos discutiam e faziam uma reflexão sobre a participação no jogo. Ao final desse período da aplicação do projeto foi possível observar que os alunos se envolveram nas atividades realizadas, entenderam o conceito de cooperação e sua importância dentro da escola e em sua vida social. Dessa maneira, verifica-se que os jogos cooperativos podem ser uma ferramenta para o trabalho com a dimensão atitudinal dos conteúdos, sem que se adote um modelo dogmático de trabalho. Palavras-chave: educação física escolar; jogos cooperativos; conteúdos atitudinais.pt-BR
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziept-BR
dc.relationhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4559/4992-
dc.relationhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/downloadSuppFile/4559/4026-
dc.relationhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/downloadSuppFile/4559/5799-
dc.rightsDireitos autorais 2015 Revista Mackenzie de Educação Física e Esportept-BR
dc.sourceRevista Mackenzie de Educação Física e Esporte; v. 13, n. 1 (2014): Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte -13.1pt-BR
dc.source1980-6892-
dc.source1678-2577-
dc.titleJogos cooperativos nas aulas de educação física: o envolvimento dos alunospt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.