Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19222
Tipo do documento: Dissertação
Título: A parentetização no texto escrito: um estudo em amostra de quatro gêneros de um mesmo autor
Autor: Brasil, Patricia Souza
Primeiro orientador: Neves, Maria Helena de Moura
Primeiro membro da banca: Brito, Regina Helena Pires de
Segundo membro da banca: Andrade, Maria Lúcia da Cunha Victorio de Oliveira
Resumo: O presente estudo constitui problematizar a distribuição dos parênteses em textos de Clarice Lispector, escritos para tabloides femininos na década de 50 e recompilados em forma de livro pela pesquisadora Aparecida Maria Nunes, sob os títulos de Correio feminino (2006) e Só para mulheres: conselhos, receitas e segredos (2008). Da recolha dos segmentos parentéticos nesses textos, obteve-se 262 ocorrências parentéticas distribuídas nos gêneros discursivos conselhos, receitas, segredos e aulas. Conduzido, pois, por uma visão pragmático-discursiva, o estudo procurou descrever acuradamente o tipo e o papel da inserção parentética na realidade múltipla e complexa dos textos, contemplando fenômenos discursivos de naturezas diversas e de grande relevância, especialmente focalização e topicidade discursiva, com vista a investigar, de um lado, a natureza e a funcionalidade dos parênteses nos gêneros e nos tipos discursivos que compõem o corpus, e, de outro lado, a relação das porções parentéticas com o texto na sua totalidade. Dentro da orientação do Funcionalismo Linguístico, com aportes das lições da Linguística do texto, ambas as orientações extremamente ligadas a considerações discursivas de suporte semântico e pragmático, este trabalho põe sob exame um tipo de “inserção” discursivo-textual que é o “parêntese”. A hipótese que dirige o trabalho é a de que diferentes gêneros propiciam diferentes matrizes de construção textual, favorecendo a criação de relevos discursivos a seu serviço. Dentro desse quadro de orientação teórico-metodológica geral, o que se apresenta como resultado responde ao objetivo de descrever as categorias funcionais do parêntese (seu papel semântico-discursivo na organização textual) dentro dos diferentes gêneros representados no corpus de exame. Governa essa pressuposição o fato de que o parêntese não é uma porção textual desvinculada do segmento que o hospeda e o contextualiza, devendo a sua observação operar-se por relação com o contexto tópico que o abriga.
Abstract: El presente estudio constituye problematizar la distribución de los paréntesis en textos de Clarice Lispector, escritos para periódicos femeninos en la década de 50 y recompilados en forma de libro por la investigadora Aparecida Maria Nunes, bajo los títulos de Correio feminino (2006) e Só para mulheres: conselhos, receitas e segredos (2008). De la recogida de los segmentos parentéticos en esos textos, se obtuvieron 262 ocurrencias parentéticas distribuidas en los géneros discursivos consejos, recetas, secretos y clases. Conducido, pues, por una visión pragmática-discursiva, el estudio trató de describir acertadamente el tipo y el papel de la inserción parentética en la realidad múltiple y compleja de los textos, que contempla fenómenos discursivos de diversas naturalezas y de gran relevancia, especialmente focalización y topicidad discursiva, con el fin de investigar, por un lado, la naturaleza y la funcionalidad de los paréntesis en los géneros y en los tipos discursivos que componen el corpus, y, por otro lado, la relación de las porciones parentéticas con el texto en su totalidad. En la orientación del Funcionalismo Lingüístico, con aportes de las lecciones de la Lingüística del texto, ambas orientaciones extremadamente relacionadas a consideraciones discursivas de soporte semántico y pragmático, este trabajo pone bajo examen un tipo de "inserción" discursivo-textual que es el "paréntesis". La hipótesis que dirige el trabajo es la de que diferentes géneros propician diferentes matrices de construcción textual, favoreciendo la creación de relieves discursivos a su servicio. En este marco de orientación teórico-metodológica general, lo que se presenta como resultado responde al objetivo de describir las categorías funcionales del paréntesis (su papel semántico-discursivo en la organización textual) dentro de los diferentes géneros representados en el corpus de examen. Gobierna esa presuposición el hecho de que el paréntesis no es una porción textual desvinculada del segmento que lo aloja y lo contextualiza, debiendo su observación operarse por relación con el contexto tópico que lo alberga.
Palavras-chave: funcionalismo linguístico;  parênteses;  gênero discursivo;  Lispector, Clarice
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Letras
Citação: BRASIL, Patricia Souza. A parentetização no texto escrito: um estudo em amostra de três gêneros de um mesmo autor. 2017. 111 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3394
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19222
Data de defesa: 20-Set-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3394/5/Patr%C3%ADcia%20Souza%20Brasil.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons