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Tipo do documento: Dissertação
Título: Luiz Gonzaga: o éthos do Rei do Baião
Autor: Evangélio, Flávia Gomes
Primeiro orientador: Brito, Regina Helena Pires de
Primeiro membro da banca: Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Segundo membro da banca: Zanon, Marilena
Resumo: Esta dissertação está situada na linha de pesquisa sobre o éthos. Tem por objetivo geral contribuir com os estudos existentes sobre Luiz Gonzaga e por objetivos específicos levantar elementos biográficos de Luiz Gonzaga presentes no corpus da letras fazendo análise de algumas composições do músico e cantor pernambucano; registrar elementos da identidade cultural nordestina em tais composições e identificar traços caracterizados do éthos do cantor e compositor Luiz Gonzaga. Como base teórica da Análise do Discurso, utilizaremos a noção de Éthos definida como a imagem do sujeito enunciador que constrói uma imagem de si no seu discurso e as relações dessa imagem com os estereótipos construídos no que se refere ao nordeste. Justifica-se essa pesquisa a atribuição de um valor científico às letras de canções de Luiz Gonzaga, valorizando o seu discurso a partir do lugar social que ocupa e a representatividade que faz do povo nordestino brasileiro. Sendo assim, buscou-se a reflexão de que a identidade nordestina, foi desvelada no éthos de Luiz Gonzaga, no qual o compositor relaciona a sua própria uma identidade regional de modo sedimentada. Analisou-se aqui as canções Asa Branca, A Volta da Asa Branca e A Vida do Viajante como base para justificar as características da maneira como Luiz Gonzaga interpretava e vivenciava o que era ser o nordestino. Canções escolhidas, pois marcaram a sua biografia.
Abstract: Esta disertación está situada en la línea de investigación sobre el éthos. Tiene por objetivo general contribuir con los estudios existentes sobre Luiz Gonzaga y por objetivos específicos levantar elementos biográficos de Luiz Gonzaga presentes en el corpus de las letras haciendo análisis de algunas composiciones del músico y cantor pernambucano, registrar elementos de la identidad cultural nordestina en las composiciones. Como base teórica del análisis del discurso, utilizaremos la noción de Éthos definida como la imagen del sujeto enunciador que construye una imagen de sí en su discurso y las relaciones de esa imagen con los estereotipos construidos en lo que se refiere al Nordeste. Se justifica esa pesquisa la atribución de un valor científico a las canciones de Luiz Gonzaga, valorizando su discurso a partir del sitio social que ocupa y la representatividad que hace del pueblo nordestino brasileño. Siendo así, se buscó la reflexión de que la identidad nordestina, fue desvelada en el éthos de Luiz Gonzaga, en el cual el compositor relaciona su propia una identidad regional de modo sedimentada. Se analizó aquí las canciones “Asa Branca”, “A volta da Asa Branca” y “A vida do viajante” como base para justificar las características de la manera como Luiz Gonzaga interpretaba y vivenciaba lo que era ser el nordestino. Canciones elegidas, pues han marcado su biografía.
Palavras-chave: éthos;  identidade;  Gonzaga, Luiz;  análise do discurso
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Letras
Citação: EVANGÉLIO, Flávia Gomes. Luiz Gonzaga: o éthos do Rei do Baião. 2017. 102 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3392
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19219
Data de defesa: 30-Ago-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3392/5/Fl%C3%A1via%20Gomes%20Evang%C3%A9lio.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

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