Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19172
Tipo do documento: Dissertação
Título: O caso Chico Cardoso: teatro na escola e desenvolvimento profissional da docência
Autor: Santos, Mariana Guerino da Silva
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Souza Neto, João Clemente de
Segundo membro da banca: Aparício, Ana Silvia Moço
Resumo: Como o professor fundamenta a ação docente e avalia os resultados do processo ao trabalhar com teatro na escola? Este estudo tem por objetivo analisar a trajetória docente de Francisco dos Santos Cardoso; busca dar visibilidade ao caso de um professor que é feliz na profissão, atuando na escola pública por opção e que vem encontrando meios de desenvolver um bom trabalho dentro das condições que lhes são oferecidas. Pesquisa de natureza qualitativa, o tema é teatro na educação básica. Procura, dentre outros objetivos específicos, analisar a prática de Francisco na Escola Estadual de Ensino Integral Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, verificando como ensina e como aprendeu a ensinar teatro. Fundamenta-se teoricamente em Lee. S. Shulman, Linda Darling Hammond, Antônio Nóvoa, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Paulo Freire, Flávio Desgranges, Ricardo Japiassú, Jorge Larrosa, Fernando Peixoto, Margot Berthold, Alexandre Mate, Cláudia Valentina Assumpção Galian, Elba Siqueira de Sá Barretto e Kátia Regina de Sá, Paulo Romualdo Hernandes, Maria Cristina Celbusky, Fanny Abramovich, Yan Michalski, Carminda Mendes André e Agnaldo Aparecido Geremias. Metodologicamente, apresenta uma narrativa com base em estudo de caso. Para isso, respalda-se nos dados coletados por meio de entrevista com 37 questões semiestruturadas realizadas com o professor, questionários entregues aos alunos da Escola Estadual de Ensino Integral Carlos Maximiliano Pereira dos Santos que participaram da disciplina eletiva “Teatrando” durante o ano letivo de 2017 e registros em diário de campo sobre como esses encontros aconteceram. Os resultados obtidos permitem afirmar que é possível promover um ensino de teatro de qualidade na escola pública dissociado à disciplina de Arte e que não há apenas uma forma de se fazer teatro na escola; o professor aprende ao ensinar por meio de reflexões sobre sua prática; a base para ensinar, na qual o pensamento do professor é o elemento central do ensino, é constituída por vários tipos de conhecimento.
Abstract: How does the teacher base the teaching action and evaluate the results of the process when working with theater in the school? This study aims to analyze the teaching trajectory of Francisco dos Santos Cardoso; seeks to give visibility to the case of a teacher who is happy in the profession, acting in the public school by choice and who has been finding ways to develop a good job under the conditions that are offered to them. Research of qualitative nature, its theme is theater in basic education. It seeks, among other specific objectives, to analyze the practice of Francisco in the State School of Integral Education Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, verifying how he teaches and how he learned to teach theater. It is theoretically based on Lee S. Shulman, Linda Darling Hammond, Antônio Nóvoa, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Paulo Freire, Flávio Desgranges, Ricardo Japiassú, Jorge Larrosa, Fernando Peixoto, Margot Berthold, Alexandre Mate, Claudia Valentina Assumpção Galian, Elba Siqueira de Sá Barretto and Kátia Regina de Sá, Paulo Romualdo Hernandes, Maria Cristina Celbusky, Fanny Abramovich, Yan Michalski, Carminda Mendes André and Agnaldo Aparecido Geremias. Methodologically, it presents a narrative based on a case study. To this end, it is supported by the data collected through an interview with 37 semistructured questions made with the teacher, questionnaires delivered to the students of the State School of Integral Education Carlos Maximiliano Pereira dos Santos who participated in the elective course "Teatrando" during the school year of 2017 and field diary records on how these encounters took place. The results obtained allow to affirm that it is possible to promote a quality theater teaching in the public school dissociated to the discipline of Art and that there is not only one way of doing theater in the school; the teacher learns by teaching through reflections on his practice; the basis for teaching, in which teacher thinking is the central element of teaching, is made up of various types of knowledge.
Palavras-chave: teatro na escola;  educação básica;  formação de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: SANTOS, Mariana Guerino da Silva. O caso Chico Cardoso: teatro na escola e desenvolvimento profissional da docência. 2018. 175 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3594
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19172
Data de defesa: 23-Mar-2018
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3594/5/Mariana%20Guerino%20da%20Silva%20Santos.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons