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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeixoto, Reginaldo-
dc.date.accessioned2018-10-25T14:50:04Z-
dc.date.accessioned2019-04-09T07:10:07Z-
dc.date.available2019-04-09T07:10:07Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Reginaldo. Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE): contribuições para o desenvolvimento profissional de professores da rede estadual de educação básica do estado do Paraná. 2018. [226] f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3703-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19131-
dc.description.abstractThe work presented here aims to analyze how the Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, for the continuing education of teachers of Basic Education in the State of Paraná. As for the methodology, the research has a descriptive-analytical approach, of a qualitative nature and was carried out through an empirical study, with data collection from instruments compatible with theoretical and methodological coherence, whose purpose is to know and analyze a cut of a reality, referring to formative processes derived from a public policy of continuous teacher training, from the perspective of the participants, who are effective teachers of the Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Paraná, which concluded the Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. In order to fulfill the research objective, in the first chapter we will discuss public policies on teacher education in Brazil and present the PDE as a Program that breaks with traditional models of continuing education existing in Brazil, with higher education institutions, study, research, implementation of pedagogical projects and the socialization of knowledge acquired with their peers through a virtual learning tool. In the second chapter, we will conceptualize teacher education as an apprenticeship that begins even before the initial training courses, which pass through it and endures throughout the profession, due to the need for new learning, since the undergraduate courses, per se only, do not exhaust the needs of new knowledge that are used in the formal educational processes, demonstrating a certain distance between practice and the one that requires recurrent professional updates. Finally, in the third chapter, we will analyze the narratives of five teachers, recorded during the pilot research, through e-mail, and five others recorded and transcribed, in person, inside four different schools of two municipalities of the Estado do Paraná. In the end, we will conclude that the PDE, because it is a policy of continuous teacher training regulated by Law, is affirmative, proclaims appreciation, professional performance and corroborates significant changes in teaching practice, which will certainly contribute to better educational levels in the Estado do Paraná, although in the long term.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectPDEpor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectaprendizagem da docênciapor
dc.titlePrograma de Desenvolvimento Educacional (PDE): contribuições para o desenvolvimento profissional de professores da rede estadual de educação básica do estado do Paranápor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.description.resumoO trabalho aqui apresentado tem o intuito de analisar as contribuições do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, para a formação continuada de professores da Educação Básica do Estado do Paraná. Quanto à metodologia, a pesquisa possui abordagem descritivo-analítica, de natureza qualitativa e foi realizada por meio de um estudo empírico, com coleta de dados a partir de instrumentos compatíveis com coerência teórico-metodológicas, cuja finalidade é conhecer e analisar um recorte de uma realidade, referente a processos formativos derivados de uma política pública de formação continuada de professores, sob a ótica dos participantes, que são docentes efetivos da Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Paraná, os quais concluíram o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Para cumprir ao objetivo da pesquisa, no primeiro capítulo faremos uma discussão acerca das políticas públicas sobre a formação de professores no Brasil e apresentaremos o PDE como sendo um Programa que rompe com modelos tradicionais de formação continuada existentes no Brasil, tendo como diferencial, o diálogo com as instituições de ensino superior, o estudo, a pesquisa, a implementação de projetos pedagógicos e a socialização de conhecimentos adquiridos com seus pares por meio de ferramenta virtual de aprendizagem. No segundo capítulo conceituaremos a formação docente como sendo uma aprendizagem que se inicia antes mesmo dos cursos de formação inicial, que passa por ela e perdura por toda a profissão, em decorrência da necessidade de novas aprendizagens, visto que os cursos de licenciatura, por si só, não esgotam as necessidades de novos saberes que são utilizados nos processos educativos formais, demonstrando um certo distanciamento entre a teria e a prática, o que exige dos docentes, recorrentes atualizações profissionais. Por fim, no terceiro capítulo analisaremos as narrativas de cinco professores, registradas durante a pesquisa piloto, por meio de e-mail e, ainda, cinco outras gravadas e transcritas, de forma presencial, no interior de quatro diferentes escolas de dois municípios do Estado do Paraná. Ao final, concluiremos que o PDE, por se tratar de uma política de formação continuada de professores regulamentada por Lei é afirmativa, apregoa valorização, desempenho profissional e corrobora para mudanças significativas na prática docente, o que contribuirá, certamente, para melhores níveis educacionais no Estado do Paraná, ainda que em longo prazo.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4397425097179971por
dc.contributor.advisor1Mizukami, Maria da Graça Nicoletti-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee1Andrade, Maria de Fátima Ramos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412por
dc.contributor.referee2Aparício, Ana Sílvia Moço-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8495340055635407por
dc.contributor.referee3Souza Neto, João Clemente de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3200985522734291por
dc.contributor.referee4Garcia, Paulo Sérgio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2439948567884997por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17335/Reginaldo%20Peixoto.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3703/5/Reginaldo%20Peixoto.pdf
dc.keywordseducationeng
dc.keywordsPDEeng
dc.keywordsteacher trainingeng
dc.keywordsteaching learningeng
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