Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19126
Tipo do documento: Tese
Título: Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017
Autor: Favaro, José Estevão
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Segundo membro da banca: Aparício, Ana Sílvia Moço
Terceiro membro da banca: Duarte, Marcos Nepomuceno
Quarto membro da banca: Demarchi, Rita de Cassia
Resumo: Esta tese tem por objetivo apresentar um estudo referente à formação dos professores de ensino superior, que ministram aulas no curso de Publicidade e Propaganda de uma instituição de ensino superior na cidade de São Paulo, identificar quais metodologias de ensino utilizam e se elas são recomendadas pelo Projeto Político Pedagógico. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa com professores que ministram aulas na área de criação e de marketing, divididos não só pela linha de formação dos alunos, mas também pelo período em que ingressaram como professores no curso. Pelas respostas obtidas, foi possível verificar que os educadores têm formação docente em diferentes cursos, inclusive em Comunicação Social, desconhecendo as metodologias ativas e se utilizando em sala de aula de estratégias de ensino semelhantes àquelas que aprenderam enquanto alunos ou desenvolveram alguma forma própria de transmitir conhecimentos. Apresentam alguma confusão com o “aprender a ensinar para ensinar a aprender”, acreditando ser uma questão de aprender conteúdos, e não como ensinar para então ensinar os alunos a aprenderem.
Abstract: This thesis aims at presenting a study concerning the degree of college teachers who teaches students from the Advertising and Marketing course at an educational institution in São Paulo and identifying which teaching methodologies they use in their classes and if the Political and Educational Project recommend these. For this purpose, we carried out a qualitative research with educators who teach creative and marketing disciplines, divided not only by students’ degree but also considering the period in which such teachers started giving the course. From the responses obtained, we could verify that educators have a degree in different areas, including Social Communication, they are unfamiliar with active methodologies, and either they use methodologies similar to the ones they learned as students or they developed another way of conveying knowledge. They show some confusion concerning the expression “learn to teach to teach to learn,” and they believe it is a matter of learning contents, and not learn to teach so that they can teach students to learn.
Palavras-chave: aprender;  ensinar;  formação docente;  metodologias ativas;  curso de publicidade e propaganda
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: FAVARO, José Estevão. Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017. 2018. 136 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3651
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19126
Data de defesa: 22-Jun-2018
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3651/5/Jos%C3%A9%20Estev%C3%A3o%20Favaro.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons