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Tipo do documento: Tese
Título: Conhecimento e educação no pensamento de Diderot
Autor: Tamizari, Fabiana
Primeiro orientador: Bueno, Marcelo Martins
Primeiro membro da banca: Campato, Roger Fernandes
Segundo membro da banca: Gallego, Rita de Cassia
Terceiro membro da banca: Medeiros, Djalma
Quarto membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Resumo: Este projeto trata de um assunto pouco explorado pelos estudiosos brasileiros na obra de um dos principais iluministas franceses, Denis Diderot (1713-1784): suas reflexões sobre o esclarecimento relacionadas com o ensino. Para o filósofo francês, a difusão do conhecimento seria o caminho para o alcance do desenvolvimento e da felicidade humana. Imbuído deste espírito, Diderot foi o editor e autor de mais de cinco mil verbetes da Enciclopédia, obra símbolo do movimento iluminista. Além de se dedicar a difusão dos saberes, o filósofo elaborou um projeto educacional atrelado ao projeto iluminista, no qual defende que a educação deve ser laica, pública e fundamentada na ação do Estado. Encontramos esta enfática defesa da educação pública e laica no documento Plano de uma universidade, escrito em 1775, a pedido da imperatriz Catarina II, da Rússia. Esta tese analisa as concepções diderotianas de conhecimento e educação enfatizando principalmente a defesa de um sistema educacional público, laico e voltado para a promoção do esclarecimento, ou seja, a superação dos preconceitos e das superstições e a valorização da razão.
Abstract: This project deals with a subject rarely explored by Brazilian scholars in the work of one of the leading French Enlightenment writers, Denis Diderot (1713-1784): his reflections about the enlightenment related to teaching. For the French philosopher, the diffusion of knowledge would be the path to reach the human development and happiness. With this thought, Diderot was the editor and author of more than five thousand entries in the Encyclopedia, a symbol of the Enlightenment movement. In addition to devoting himself to the diffusion of knowledge, the philosopher developed an educational project linked to the Enlightenment project itself, in which he argues that education should be secular, public and based on State action. This emphatic defense of public and secular education can be found in the document Plan of a University, written in 1775, at the request of Empress Catherine II of Russia. This thesis analyzes the diderotian conceptions of knowledge and education emphasizing mainly the defense of an educational system which is public, secular and that aims at the promotion of enlightenment that is, the overcoming of prejudices and superstitions and the valorization of reason.
Palavras-chave: Diderot;  conhecimento;  educação;  educação pública;  política
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: TAMARAZI, Fabiana. Conhecimento e educação no pensamento de Diderot. 2018. 239 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3540
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19120
Data de defesa: 7-Fev-2018
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3540/5/Fabiana%20TAMIZARI.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

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