Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19070
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aplicação da arquitetura lambda na construção de um ambiente big data educacional para análise de dados
Autor: Mendes, Renê de Ávila
Primeiro orientador: Silva, Leandro Augusto da
Primeiro membro da banca: Lopes, Fábio Silva
Segundo membro da banca: Pimentel, Edson Pinheiro
Resumo: Lidar adequadamente com as dimensões de volume, velocidade e variedade dos dados no contexto educacional é um importante desafio para as Instituições de Ensino, e Pesquisadores das áreas de Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics têm cooperado para tratar adequadamente este desafio, popularmente chamado de Big Data. Desenvolvimentos em hardware têm sido feitos para aumentar o poder computacional, a capacidade de armazenamento e a eficiência no uso de energia. Novas tecnologias de bancos de dados, sistemas de arquivos e sistemas distribuídos, além do desenvolvimento de técnicas de transmissão, administração, análise e visualização de dados têm tentado vencer o desafio de processar, armazenar e analisar grandes volumes de dados e a impossibilidade de atender simultaneamente os requisitos de consistência, disponibilidade e tolerância a partições. Embora a definição da arquitetura seja a principal tarefa em um projeto de sistema Big Data, não foram encontradas na literatura orientações objetivas para a seleção da arquitetura e das ferramentas para a implementação de aplicações Big Data. A presente pesquisa tem por objetivo analisar as principais arquiteturas para processamento em lote e em fluxo e utilizar uma delas na construção de um ambiente Big Data, fornecendo importantes orientações a Pesquisadores, Técnicos e Gestores. São utilizados dados acadêmicos e logs do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle de uma Unidade Acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior.
Abstract: To properly deal with volume, velocity and variety data dimensions in educational contexts is a major concern for Educational Institutions and both Educational Data Mining and Learning Analytics Researchers have cooperated to properly address this challenge which is popularly called Big Data. Hardware developments have been made to increase computing power, storage capacity and efficiency in energy use. New technologies in databases, file systems and distributed systems, as well as developments in data transmission techniques, data management, data analysis and visualization have been trying to overcome the challenge of processing, storing and analyzing large volumes of data and the inability to meet simultaneously the requirements of consistency, availability and tolerance of partitions. Although the architecture definition is the main task in a Big Data system design, objective guidelines for the selection of the architecture and the tools for the implementation of Big Data systems were not found in the literature. The present research aims to analyze the main architectures for both batch and stream processing and to use one of them in the construction of a Big Data environment, providing important orientations to Researchers, Technicians and Managers. Academic data and logs of the Virtual Learning Environment Moodle of an Academic Unit of a Higher Education Institution are used.
Palavras-chave: big data;  educational data mining;  arquitetura lambda;  moodle
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Programa: Engenharia Elétrica
Citação: MENDES, Renê de Ávila. Aplicação da arquitetura lambda na construção de um ambiente big data educacional para análise de dados. 2017. 88 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3441
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19070
Data de defesa: 9-Fev-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3441/5/REN%C3%8A%20DE%20%C3%81VILA%20MENDES.pdf
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - Dissertações - EE Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons