Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Vagner da-
dc.date.accessioned2018-09-20T15:26:37Z-
dc.date.accessioned2019-04-09T06:55:06Z-
dc.date.available2019-04-09T06:55:06Z-
dc.date.issued2018-08-07-
dc.identifier.citationSILVA, Vagner da. Proposta de um modelo para acompanhamento da aprendizagem significativa por mapas conceituais. 2018. 149 f. Tese( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3662-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19049-
dc.description.abstractThe assessment methods used in the modality of courses and in virtual learning or distance learning environments tend to provide insufficient or incomplete information about the development of learning. Among instruments used in evaluations there are questions of multiple choice, forum, projects and chats, often focusing only on the summative evaluation, of classification feature; consequently, providing incomplete data regarding the learning. Many of these environments make it difficult through the offered tools to develop assessments capable of presenting as accurate information as possible about the knowledge constructed by the student. Providing students with activities that can be assessed by process-based instruments, such as the conceptual organization, tend to strengthen the teaching/learning process. These activities should complement assessment tools based on multiple-choice, test, or project questions. This work presents a model that allows following the learning through the use of individual and collaborative conceptual maps, providing indexes and using measures to follow learning evolution. In this model, the conceptual maps are assessments qualitatively and, among others, the results are used to inform students’ conceptual organization index and to define groups division for collaborative conceptual map development. In addition, the model provides information for students and teachers regarding the development of learning, so, they will be able to make individual or joint decisions to achieve the proposed learning objective.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectmapas conceituaispor
dc.subjectavaliaçãopor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectcolaborativopor
dc.titleProposta de um modelo para acompanhamento da aprendizagem significativa por mapas conceituaispor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentFaculdade de Computação e Informática (FCI)por
dc.publisher.programEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::TELEINFORMATICApor
dc.description.resumoOs métodos de avaliações usados, na modalidade de Cursos presenciais e em Ambientes Virtuais de Aprendizagem ou ensino a distância tendem a fornecer informações insuficientes ou incompletas sobre o desenvolvimento da aprendizagem. Dentre os instrumentos usados nas avaliações, estão questões de múltipla escolha, fórum, projetos e chat, muitas vezes focando apenas a Avaliação Somativa, de caráter classificatório e, consequentemente, fornecendo dados incompletos a respeito da aprendizagem. Muitos desses ambientes dificultam, pelas ferramentas oferecidas, o desenvolvimento de avaliações capazes de apresentar informações o mais precisas possíveis sobre o conhecimento construído pelo aluno. Proporcionar aos alunos atividades que possam ser avaliadas por instrumentos baseados no processo, como a organização conceitual, tende a fortalecer o processo ensino/aprendizagem. Essas atividades, devem complementar os instrumentos de avaliações baseados em questões de múltipla escolha, teste ou projetos. Este trabalho apresenta um modelo que permite acompanhar a aprendizagem pelo uso de Mapas Conceituais Individuais e Colaborativos, fornecendo índices e utilizando medidas para acompanhamento da evolução da aprendizagem. Nesse modelo, os Mapas Conceituais são avaliados qualitativamente e os resultados são usados para, dentre outros, informar o índice de organização conceitual do aluno e definir a divisão dos grupos para desenvolvimento do Mapa Conceitual Colaborativo. Além disso, o modelo fornece informações para alunos e professores a respeito do desenvolvimento da aprendizagem; assim, eles terão condições de tomar decisões individuais ou em conjunto para alcançar o objetivo de aprendizagem proposto.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374802220905172por
dc.contributor.advisor1Omar, Nizam-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2067336430076971por
dc.contributor.referee1Silva, Luciano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7514305376858192por
dc.contributor.referee2Silveira, Ismar Frango-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3894359521286830por
dc.contributor.referee3Pimentel, Edson Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6163089025212520por
dc.contributor.referee4Cury, Davidson-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9575037824966283por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17025/VAGNER%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3662/5/VAGNER%20DA%20SILVA.pdf
dc.keywordsconcept mapseng
dc.keywordsassessmenteng
dc.keywordslearningeng
dc.keywordscollaborativeeng
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - Teses - EE Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons