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dc.creatorSousa, Leonardo Ramon Nunes de-
dc.date.accessioned2018-02-22T13:45:12Z-
dc.date.accessioned2019-04-09T06:55:06Z-
dc.date.available2019-04-09T06:55:06Z-
dc.date.issued2017-08-02-
dc.identifier.citationSOUSA, Leonardo Ramon Nunes de. Framework para criação de interfaces gestuais para aprendizagem de caligrafia de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. 2017. 256 f. Tese( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3452-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19045-
dc.description.abstractGestural interfaces-based computational tools can be more suitable than other kinds of interfaces during the learning of handwriting for children with Developmental Coordination Disorder (DCD). The gestural interfaces are able to reduce the difficulties of these individuals because they do not require physical contact and they dispense efforts of fine motor movements needed to perform calligraphy and also because they serve as motivation and they are more intuitive than the touch and graphical user interface. This thesis deals with concepts of Development Coordination Disorder and Human-Computer Interaction Principles and it proposes a conceptual framework with a set of specific guidelines of software for the development of gestural interfaces for calligraphy learning of children with DCD. It contains 25 guidelines in 3 stages — design, development and evaluation. This framework takes into account the characteristics of this disorder and recognition of fine movements technologies. It makes the proposed guidelines are related to each other and they can support the creation of appropriate gestural interfaces to assist these children in this school stage. With this 25 guidelines, we developed the TDCApp application for Leap motion. After, we used in 26 individuals the SAM (Motor Assessment Screening) Test for identifying children with DCD in Teresina (PI) and contacted with others 4 children with diagnostic of DCD in Jaú (SP). In this total of 30 children, only 6 participated of the interface acceptability test (TDCApp Test), that assessed whether handwriting learning was appropriate. We used the qualitative evaluation with a phenomenological approach, idiographic and nomothetic analysis for to realize that the majority of the guidelines were implemented and others did not address all the needs of this children in handwriting learning. For this, we suggested that organize and reformulate this guidelines. During the research development in 3 phases (screening of children with DCD, computer application development and test execution), we must to work with other professionals for to help in the understanding of all the characteristics of these children and compliance with the guidelines passed by the framework.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectinterfaces gestuaispor
dc.subjectframeworkpor
dc.subjectguidelinspor
dc.subjecttranstorno do desenvolvimento da coordenaçãopor
dc.subjectcaligrafiapor
dc.subjecttecnologia assistivapor
dc.titleFramework para criação de interfaces gestuais para aprendizagem de caligrafia de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenaçãopor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentFaculdade de Computação e Informática (FCI)por
dc.publisher.programEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.description.resumoFerramentas computacionais que se utilizam de interfaces gestuais podem ser mais adequadas na aprendizagem de caligrafia de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) que os outros tipos. As interfaces gestuais são capazes de diminuir as dificuldades desses sujeitos por não necessitarem de contato físico e dispensarem maiores esforços dos movimentos motores finos necessários para a realização da caligrafia, além de servirem como fator motivacional e serem mais intuitivas que as interfaces sensíveis ao toque e as baseadas em apontamento. Esta tese aborda conceitos do TDC e de Princípios de Interação Humano-Computador para, assim, propor um framework conceitual com um conjunto de diretrizes específicas de software para a elaboração de interfaces gestuais que visam a aprendizagem de caligrafia de crianças com TDC. Contendo 25 guidelines e divididas em 3 fases — projeto (design), desenvolvimento e avaliação, este modelo leva em consideração as características deste distúrbio e das tecnologias de reconhecimento de movimentos finos, fazendo com que todas as recomendações propostas tenham relação entre si e possam apoiar a criação de interfaces gestuais adequadas para assistirem estas crianças neste período escolar de alfabetização. Baseando-se no modelo proposto com suas 25 orientações, desenvolveu-se o aplicativo TDCApp para ser usado com o dispositivo Leap motion. Em seguida, aplicou-se o Teste Screening de Avaliação Motora (SAM) em 26 crianças na cidade de Teresina (PI) para rastreamento de risco do TDC e se teve contato com outras 4 crianças diagnosticadas com TDC em Jaú (SP). Desse total de 30 indivíduos contatados, apenas 6 participaram do teste de aceitabilidade da interface (Teste TDCApp), que julgaram o quanto o aplicativo era adequado na aprendizagem de caligrafia das crianças de risco ou com TDC. Avaliando-se qualitativamente os testes realizados por meio de uma abordagem fenomenológica, percebeu-se mediante análises ideográfica e nomotética, que a maioria das diretrizes sugeridas foram implementadas no aplicativo. Algumas, porém, não contemplaram as especificidades destas crianças em fase de aprendizagem de caligrafia, necessitando-se de adaptações e/ou reformulações. Compreendeu-se também durante o desenvolvimento da pesquisa que, nas fases de rastreamento das crianças com TDC, desenvolvimento da aplicação computacional e execução dos testes, devem estar presentes um conjunto de profissionais para ajudar no entendimento de todas as características destes sujeitos e cumprimento das diretrizes passadas pelo framework conceitual.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0049005872026591por
dc.contributor.advisor1Silveira, Ismar Frango-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3894359521286830por
dc.contributor.referee1Martins, Valéria Farinazzo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004497626504668por
dc.contributor.referee2Costa, Ana Grasielle Nervino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4318650707938690por
dc.contributor.referee3Schimiguel, Juliano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0047384210554210por
dc.contributor.referee4Santana, Vagner Figueredo de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0796625901609802por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15641/Leonardo%20Ramon%20Nunes%20de%20Sousa.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3452/5/Leonardo%20Ramon%20Nunes%20de%20Sousa.pdf
dc.keywordsgestural interfaceseng
dc.keywordsframeworkeng
dc.keywordsguidelineseng
dc.keywordsdevelopmental coordination disordereng
dc.keywordshandwritingeng
dc.keywordsassistive technologyeng
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