Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19045
Tipo do documento: Tese
Título: Framework para criação de interfaces gestuais para aprendizagem de caligrafia de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação
Autor: Sousa, Leonardo Ramon Nunes de
Primeiro orientador: Silveira, Ismar Frango
Primeiro membro da banca: Martins, Valéria Farinazzo
Segundo membro da banca: Costa, Ana Grasielle Nervino
Terceiro membro da banca: Schimiguel, Juliano
Quarto membro da banca: Santana, Vagner Figueredo de
Resumo: Ferramentas computacionais que se utilizam de interfaces gestuais podem ser mais adequadas na aprendizagem de caligrafia de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) que os outros tipos. As interfaces gestuais são capazes de diminuir as dificuldades desses sujeitos por não necessitarem de contato físico e dispensarem maiores esforços dos movimentos motores finos necessários para a realização da caligrafia, além de servirem como fator motivacional e serem mais intuitivas que as interfaces sensíveis ao toque e as baseadas em apontamento. Esta tese aborda conceitos do TDC e de Princípios de Interação Humano-Computador para, assim, propor um framework conceitual com um conjunto de diretrizes específicas de software para a elaboração de interfaces gestuais que visam a aprendizagem de caligrafia de crianças com TDC. Contendo 25 guidelines e divididas em 3 fases — projeto (design), desenvolvimento e avaliação, este modelo leva em consideração as características deste distúrbio e das tecnologias de reconhecimento de movimentos finos, fazendo com que todas as recomendações propostas tenham relação entre si e possam apoiar a criação de interfaces gestuais adequadas para assistirem estas crianças neste período escolar de alfabetização. Baseando-se no modelo proposto com suas 25 orientações, desenvolveu-se o aplicativo TDCApp para ser usado com o dispositivo Leap motion. Em seguida, aplicou-se o Teste Screening de Avaliação Motora (SAM) em 26 crianças na cidade de Teresina (PI) para rastreamento de risco do TDC e se teve contato com outras 4 crianças diagnosticadas com TDC em Jaú (SP). Desse total de 30 indivíduos contatados, apenas 6 participaram do teste de aceitabilidade da interface (Teste TDCApp), que julgaram o quanto o aplicativo era adequado na aprendizagem de caligrafia das crianças de risco ou com TDC. Avaliando-se qualitativamente os testes realizados por meio de uma abordagem fenomenológica, percebeu-se mediante análises ideográfica e nomotética, que a maioria das diretrizes sugeridas foram implementadas no aplicativo. Algumas, porém, não contemplaram as especificidades destas crianças em fase de aprendizagem de caligrafia, necessitando-se de adaptações e/ou reformulações. Compreendeu-se também durante o desenvolvimento da pesquisa que, nas fases de rastreamento das crianças com TDC, desenvolvimento da aplicação computacional e execução dos testes, devem estar presentes um conjunto de profissionais para ajudar no entendimento de todas as características destes sujeitos e cumprimento das diretrizes passadas pelo framework conceitual.
Abstract: Gestural interfaces-based computational tools can be more suitable than other kinds of interfaces during the learning of handwriting for children with Developmental Coordination Disorder (DCD). The gestural interfaces are able to reduce the difficulties of these individuals because they do not require physical contact and they dispense efforts of fine motor movements needed to perform calligraphy and also because they serve as motivation and they are more intuitive than the touch and graphical user interface. This thesis deals with concepts of Development Coordination Disorder and Human-Computer Interaction Principles and it proposes a conceptual framework with a set of specific guidelines of software for the development of gestural interfaces for calligraphy learning of children with DCD. It contains 25 guidelines in 3 stages — design, development and evaluation. This framework takes into account the characteristics of this disorder and recognition of fine movements technologies. It makes the proposed guidelines are related to each other and they can support the creation of appropriate gestural interfaces to assist these children in this school stage. With this 25 guidelines, we developed the TDCApp application for Leap motion. After, we used in 26 individuals the SAM (Motor Assessment Screening) Test for identifying children with DCD in Teresina (PI) and contacted with others 4 children with diagnostic of DCD in Jaú (SP). In this total of 30 children, only 6 participated of the interface acceptability test (TDCApp Test), that assessed whether handwriting learning was appropriate. We used the qualitative evaluation with a phenomenological approach, idiographic and nomothetic analysis for to realize that the majority of the guidelines were implemented and others did not address all the needs of this children in handwriting learning. For this, we suggested that organize and reformulate this guidelines. During the research development in 3 phases (screening of children with DCD, computer application development and test execution), we must to work with other professionals for to help in the understanding of all the characteristics of these children and compliance with the guidelines passed by the framework.
Palavras-chave: interfaces gestuais;  framework;  guidelins;  transtorno do desenvolvimento da coordenação;  caligrafia;  tecnologia assistiva
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Programa: Engenharia Elétrica
Citação: SOUSA, Leonardo Ramon Nunes de. Framework para criação de interfaces gestuais para aprendizagem de caligrafia de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. 2017. 256 f. Tese( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3452
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19045
Data de defesa: 2-Ago-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3452/5/Leonardo%20Ramon%20Nunes%20de%20Sousa.pdf
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - Teses - EE Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons