Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18911
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social
Autor: Costa, Gustavo Lopes
Primeiro orientador: Meirelles, Dimaria Silva e
Primeiro membro da banca: Ghobril, Alexandre Nabil
Segundo membro da banca: May, Marcia Ramos
Resumo: Este estudo busca compreender modelos de negócios sociais a partir da lógica de criação, configuração e compartilhamento de valor social. Por meio de uma pesquisa qualitativa com gestores de três organizações sociais e quatro parceiros, foram realizadas análises e interpretações relacionadas ao desenho do modelo de negócios dessas organizações. Parte-se de um modelo conceitual onde a criação de valor é baseada no atendimento das necessidades sociais, objetivando a transformação social. A configuração do valor social é apoiada na missão social, normas culturais e nos valores morais da empresa e dos múltiplos atores que compõem a sua rede de valor. O valor compartilhado é baseado na sustentabilidade de todos os membros da rede de valor. Como conclusão, identificou-se que quando a organização social tem a configuração do seu modelo de negócios bem estruturada e conta com uma rede de parceiros também bem estruturados, a organização tem mais condições de criar valor social, de se apropriar dos resultados e compartilhar o valor social criado.
Abstract: This study seeks to understand social business models from the logic of creation, configuration and sharing of social value. Through qualitative research with managers from three social organizations and four partners, analyzes and interpretations related to the design of the business model of these organizations were carried out. It starts from a conceptual model where the creation of value is based on the attendance of the social needs, objectifying the social transformation. The configuration of social value is supported by the social mission, cultural norms and moral values of the company and the multiple actors that make up its value network. Shared value is based on the sustainability of all members of the value network. As a conclusion, it was identified that when the social organization has the configuration of its well-structured business model and has a well-structured network of partners, the organization is more able to create social value, to appropriate the results and share the Social value created.
Palavras-chave: modelo de negócios;  negócios sociais;  criação;  configuração e compartilhamento de valor social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração de Empresas
Citação: COSTA, Gustavo Lopes. Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social. 2017. 137 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3622
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18911
Data de defesa: 4-Ago-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3622/5/GUSTAVO%20LOPES%20COSTA.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons