Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18910
Tipo do documento: Dissertação
Título: A inovação e o desenvolvimento de vantagem competitiva sob a perspectiva da visão baseada em recursos : um estudo na Lar Cooperativa Agroindustrial
Autor: Uez, Maira
Primeiro orientador: Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Primeiro membro da banca: Perez, Gilberto
Segundo membro da banca: Nassif, Vânia Maria Jorge
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo identificar quais inovações desenvolvidas pela Lar Cooperativa Agroindustrial têm contribuído para gerar vantagem competitiva nos seus negócios, sob a perspectiva da Visão Baseada em Recursos – VBR. Esse tema é relevante devido aos escassos estudos que tratam de inovação e agronegócio. Para tanto, foram revisados os construtos de inovação, vantagem competitiva, criação de valor, recursos e capacidades estratégicos. O método de pesquisa adotado foi o qualitativo de caráter exploratório e descritivo, com o emprego de um roteiro padronizado contendo perguntas abertas. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Foram entrevistados cinco gestores ligados aos negócios de alimentos. Como resultado, identificou-se que as inovações efetivamente estratégicas são aquelas que têm permitido o desenvolvimento de produtos com alto nível de diferenciação, sanidade e padronização. Os recursos que apoiaram as inovações foram o conhecimento técnico da equipe e aplicação de tecnologia de ponta, e em conjunto com a capacidade de análise das demandas foram considerados estratégicos para a geração de valor aos produtos ofertados. O portfólio de produtos tem decorrido das estratégias de mercado preponderantemente voltadas à diferenciação, variando entre aquelas mais genéricas e àquelas mais focadas, com ênfase um pouco menor em custos, procurando garantir a qualidade superior dos produtos oferecidos.
Abstract: The present study aimed to identify which innovations developed by the Agroindustrial Cooperative Lar have contributed to generate competitive advantage in their businesses, from the perspective of the Resource-Based View - RBV. This theme is relevant due to the scarce studies that deal with innovation and agribusiness. To do so, the constructs of innovation, competitive advantage, value creation, resources and strategic capabilities were reviewed. The research method adopted was the qualitative one of exploratory and descriptive character, with the use of a standardized script containing open questions. The content analysis technique was used for the treatment of the data. Five managers related to the food business were interviewed. As a result, it has been identified that effectively strategic innovations are those that have allowed the development of products with a high level of differentiation, sanity and standardization. The resources that supported the innovations were the technical knowledge of the team and application of cutting-edge technology, and together with the ability to analyze the demands were considered strategic for the generation of value to the products offered. The product portfolio has elapsed from market strategies that are predominantly focused on differentiation, ranging from more generic to more focused, with a slightly lower emphasis on costs, seeking to guarantee the superior quality of the products offered.
Palavras-chave: inovação;  vantagem competitiva;  criação de valor;  estratégia de mercado e cooperativa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração de Empresas
Citação: UEZ, Maira. A inovação e o desenvolvimento de vantagem competitiva sob a perspectiva da visão baseada em recursos : um estudo na Lar Cooperativa Agroindustrial. 2017. 114 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3625
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18910
Data de defesa: 2-Ago-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3625/5/MAIRA%20UEZ.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons