Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18852
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura do espaço pré-escolar em territórios vulneráveis: o caso jardim Lapenna
Autor: Hasswani, Miriã Dias Carvalho
Primeiro orientador: Lima, Ana Gabriela Godinho
Primeiro membro da banca: Perrone, Rafael Antônio Cunha
Segundo membro da banca: Lima, Ana Laura Godinho
Resumo: A presente pesquisa estuda e analisa o espaço pré-escolar em territórios vulneráveis, a partir da leitura do objeto pelos seguintes eixos investigativos: contexto urbano e social, que constituem a leitura do território, o ambiente pedagógico, ambiente de trabalho em suas relações sociais e profissionais e o ambiente para criança a partir das dimensões do cuidado, do ensino e da recreação, tendo como estudo de caso o CEI Jardim Lapenna I, do bairro Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista - São Paulo. Também analisa o espaço pré-escolar como um ambiente de qualidade, que pelos mesmos eixos, diagnostica e sugere possíveis intervenções baseadas no levantamento em pesquisa de campo, parâmetros projetuais qualitativos alicerçados nos referenciais teóricos e nos manuais técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, tendo como prioridade o conforto ambiental, a organização e funcionalidade do espaço pré-escolar. Tem como finalidade contribuir na elaboração e revitalização de Centros de Educação Integral de contextos semelhantes, promovendo diagnósticos dos ambientes de trabalho e ambiente para as crianças, adequando-os às necessidades locais e oportunizando o bem-estar das crianças e adultos que utilizam o espaço. Para a investigação foram considerados os aspectos que constituem o contexto urbano e social: caracterização, infraestrutura, intervenções sociais e intervenções urbanas presentes no bairro; e aspectos que constituem o espaço pré-escolar: infraestrutura, práticas pedagógicas, jornada de trabalho, questões de gênero, desejos e expectativas, motivações e desafios, mapeamento de necessidades e alternativas de resolução.
Abstract: La presente investigación estudia y analiza el espacio preescolar en territorios vulnerables, a partir de la lectura del objeto por los siguientes ejes investigativos: contexto urbano y social, que constituyen la lectura del territorio, el ambiente pedagógico, ambiente de trabajo en sus relaciones sociales y y el ambiente para niños a partir de las dimensiones del cuidado, de la enseñanza y de la recreación, teniendo como estudio de caso el CEI Jardim Lapenna I, del barrio Jardim Lapenna, en São Miguel Paulista - São Paulo. También analiza el espacio preescolar como un ambiente de calidad, que por los mismos ejes, diagnostica y sugiere posibles intervenciones basadas en el levantamiento en investigación de campo, parámetros proyectivos cualitativos basados en los referentes teóricos y en los manuales técnicos del Fondo Nacional de Desarrollo de la Educación - FNDE, teniendo como prioridad el confort ambiental, la organización y funcionalidad del espacio preescolar. Se pretende contribuir a la elaboración y revitalización de Centros de Educación Integral de contextos similares, promoviendo diagnósticos de los ambientes de trabajo y ambiente para los niños, adecuándolos a las necesidades locales y oportunizando el bienestar de los niños y adultos que utilizan el espacio. Para la investigación se consideraron los aspectos que constituyen el contexto urbano y social: caracterización, infraestructura, intervenciones sociales e intervenciones urbanas presentes en el barrio; y aspectos que constituyen el espacio preescolar: infraestructura, prácticas pedagógicas, jornada de trabajo, cuestiones de género, deseos y expectativas, motivaciones y desafíos, mapeo de necesidades y alternativas de resolución.
Palavras-chave: espaço pré-escolar;  territórios vulneráveis;  ambientes qualitativos;  crianças e adultos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa: Arquitetura e Urbanismo
Citação: HASSWANI, Miriã Dias Carvalho. Leitura do espaço pré-escolar em territórios vulneráveis: o caso jardim Lapenna. 2018. 230 f. Dissertação ( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3784
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18852
Data de defesa: 27-Set-2018
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3784/5/Miri%C3%A3%20Dias%20Carvalho%20Hasswani.pdf
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Dissertação – FAU Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons