Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18376
Tipo do documento: Dissertação
Título: Didática Magna de Comenius: uma proposta pedagógica confessional cristã sob a influência do pensamento humanista protestante
Autor: Cardoso, Rogério da Silva
Primeiro orientador: Benício, Paulo José
Primeiro membro da banca: Liberal, Márcia Mello Costa de
Segundo membro da banca: Ferreira, Maria Elisa de Mattos Pires
Resumo: Qual a relação entre os humanistas cristãos protestantes do século XVI na Europa central e setentrional e o pensamento metodológico-pedagógico de Comenius? Além do Humanismo que outros fatores histórico-sociais e culturais foram determinantes para a criação da Didática Magna? Este estudo procura mostrar a influência do pensamento humanista cristão protestante sobre a obra Didática Magna de João Amós Comenius, abordando-se as questões históricas do humanismo cristão, destacando-se às personalidades e acontecimentos com foco nos séculos XV e XVI, na Europa central e setentrional, estabelecendo vínculo com a Reforma e identificando a distinção entre o humanismo cristão e o secular. Finalmente, este estudo realiza uma abordagem dos conceitos pedagógicos de autores humanistas cristãos protestantes assimilados por Comenius e como sua obra se manteve fiel a esses pensadores.
Abstract: What is the connection between the Christian Protestants humanists of the XVI century in Northern and Central Europe, and Comenius´ pedagogical-methodological thinking? Besides Humanism, what other social-historical and cultural factors were determinatives for the creation of the Didática Magna? This study aims to show the influence of the Christian Protestant humanist's thinking on the work of João Amós Comenius', Didática Magna approaching the historical questions of the Christian Humanism, distinguishing the personalities and events with focus on the XV and XVI century, in Central and Northern Europe, establishing a tie with the Reformation and identifying the difference between Christian and Secular humanism. Finally, this study carries through an approach on the pedagogical concepts Christian Protestant humanists assimilated by Comenius and how his work was kept true by these thinkers.
Palavras-chave: humanismo;  reforma;  protestantismo;  pedagogia;  educação;  humanism;  reformation;  protestantism;  pedagogy;  education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Religião
Programa: Ciências da Religião
Citação: CARDOSO, Rogério da Silva. Didática Magna de Comenius: uma proposta pedagógica confessional cristã sob a influência do pensamento humanista protestante. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2497
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18376
Data de defesa: 19-Fev-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2497/1/Rogerio%20da%20Silva%20Cardoso.pdf
Aparece nas coleções:Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.