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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os fundamentos teológicos da educação infantil: um estudo do diálogo entre protestantismo e educação infantil nas cartas sobre educação infantil de Pestalozzi
Autor: Lins Neto, Nicanor Malaquias
Primeiro orientador: Costa, Hermisten Maia Pereira da
Primeiro membro da banca: Lopes, Edson Pereira
Segundo membro da banca: Alves, Elisabete Jansen Cintra Damião
Resumo: O educador suíço Jean-Henri Pestalozzi (1746-1827), devotou sua vida para amar os pobres e necessitados. Sua abnegação foi sem limite, abriu mão de seus interesses por amor ao próximo, teve infância pobre, ficou órfão de pai aos cinco anos. Foi educado por sua mãe e uma governanta. Passava parte de suas férias com seu avô que era pastor. Sua mãe sempre deixou bem claro que a autêntica paternidade é de Deus, então desde a tenra idade já compreendia sua dependência exclusiva da providência divina. Aos dezenove anos foi membro da sociedade maçônica Helvética. Em 1771 inicia o trabalho com meninos pobres, uma proposta que unia educação e trabalho, na fazenda em Neuhof, com uma série de problemas encerra esta atividade em 1780 e publica Crepúculos de um eremita . Em 1781 publica a primeira parte de Leonardo e Gertrudes. Torna-se redator do jornal Folha Popular Helvética . No ano de 1797 tem a publicação de Minhas indagações sobre a marcha da natureza no desenvolvimento da espécie humana . Abre escola e seminário de professores no Castelo de Burgdorf; fecha este instituto e reabre em Yverdon, neste momento luta para incluir ensino para meninas. Sua resiliência é contínua, apesar de todas as adversidades continua sua luta para dar qualidade ao ensino, procurando formar profissionais qualificados, trabalha com a realidade buscando um ideal a partir do coração, sempre buscando em Deus forças para continuar sua tarefa. Suas idéias de aprendizagem com base no aluno foram repercutidas pela Europa e América, chegando ao Brasil por intermédio de Rui Barbosa.
Abstract: The swiss educator Jean-Henri Pestalozzi (1746-1827) devoted his life to love the poor and needy. His self-denial had no limite: gave up their interests to practice love to people. This man had a poor childhood, became orphan of father at five years old and was educated by his mother and a governess. He passed part of their vacations with his grandfather, wich was a shepherd. With his mother learned that the authentic paternity comes from God. So, since tender age he already understood the exclusive dependence of divine providence. At nineteen years old became a member of the Helvetic masonic society. In 1771 begans a work with poor boys, in a Neuhof farm, wich the proposal was unite education and work. With a series of problems he finishes this activity in 1780 and publishes "Twilight of an hermit". In 1781 publishes the first part of "Leonardo and Gertrudes". He became editor of the newspaper "Helvetischen Volks-blatt", at 1798. In 1797 publishes "My inquiries about march of the nature in the development of the human species". After that, opened a teachers' school and seminar in the Castle of Burgdorf, that he closes and reopens in Yverdon, but this time to include teaching for girls. His resilience is continuous, but in spite of all adversities he continued his fight to give quality to the teaching, trying to form qualified professionals. He works with hard realities, always looking for an ideal inspired on the heart emotions, looking in God forces to continue his task. Their learning ideas, wich base is focused on the student, had echoe in Europe and America, arriving in Brazil through Rui Barbosa.
Palavras-chave: Pestalozzi;  educação;  resiliência;  experiência;  ciência;  Pestalozzi;  education;  resilience;  experience;  science
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Religião
Programa: Ciências da Religião
Citação: LINS NETO, Nicanor Malaquias. Os fundamentos teológicos da educação infantil: um estudo do diálogo entre protestantismo e educação infantil nas cartas sobre educação infantil de Pestalozzi. 2007. 107 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2457
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18337
Data de defesa: 14-Mar-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2457/1/Nicanor%20Malaquias%20Lins%20Neto.pdf
Aparece nas coleções:Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis

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