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dc.creatorGuimarães, José Antônio Lucaspt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:48:14Z-
dc.date.accessioned2017-06-14T01:06:07Z-
dc.date.available2011-11-07pt_BR
dc.date.available2017-06-14T01:06:07Z-
dc.date.issued2011-09-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2399-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18281-
dc.description.abstractThis works examines the religious persecution and the search for dialogue that took place in the period in which Presbyterian Church was implanted in the State of Ceará, Brazil (1875-1930). Its theoretic references are the thought of Michel de Certeu, Norbert Elias, Pierre Bourdieu and Michel Foucault. The bibliographical research is focused on Presbyterianism and its performance in Ceará. The main hypothesis is that Presbyterianism in Ceará suffered very hard persecutions, that led it to make efforts for promote religious dialogue. Presbyterian Church started its activities of Protestantism divulgation in Brazil in the year of 1859. It had quick acceptance, especially due to a liberal elite that came from Brazilian republican regime. In Ceará, the deployment of Presbyterianism occurred from 1875, specially with the arriving of missionary De Lacy Wardlaw, in 1883. The organization of the first Presbyterian Church in Ceará happened em 1890. In order to investigate further the assumptions of this work, it's interesting to notice the importance of strategies. For instance, Presbyterianism has used the railways to penetrate into the hinterland and has published newspapers to inform and educate people (protestant and catholic). In these efforts, because of the very hard religious persecutions, Presbyterians sought to make enforce laws that contributed to religious dialogue. Persecutions had a politic and religious character and it was revealed by gossips, stigmatization und violence. Presbyterian reverend Natanael Cortez had a central role in the search for dialogue. He used cultural and politic ways to suppress persecutions. His efforts produced the consolidation of Presbyterianism in the State of Ceará and paradoxically an approach to Catholicism.eng
dc.description.sponsorshipInstituto Presbiteriano Mackenziept_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprotestantismopor
dc.subjectintolerânciapor
dc.subjectpresbiterianismopor
dc.subjecthistória do Cearápor
dc.subjectprotestantismeng
dc.subjectintoleranceeng
dc.subjecthistory of Cearáeng
dc.subjectpresbiterianismeng
dc.titlePresbiterianismo no Ceará: perseguição religiosa e busca de tolerância entre 1875 e 1930por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentReligiãopor
dc.publisher.programCiências da Religiãopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.description.resumoA presente dissertação analisa a perseguição religiosa e a busca do diálogo a partir da implantação da Igreja Presbiteriana no Ceará entre 1875 e 1930. O estudo tem como referencial teórico os trabalhos de Michel de Certeau, Norbert Elias, Pierre Bourdieu e Michel Foucault. Através da pesquisa bibliográfica, enfoca-se o presbiterianismo e sua atuação no Ceará. A hipótese principal é que o presbiterianismo no Ceará sofreu duríssimas perseguições, o que o levou a impor uma ação de conquista do diálogo religioso no período de sua implantação e consolidação. A Igreja Presbiteriana iniciou seu trabalho de divulgação protestante no Brasil em 1859. Ela teve uma rápida aceitação, principalmente devido a predominância, em larga escala, da elite liberal brasileira advinda do regime republicano. No Ceará, sua implantação ocorreu a partir 1875, especificamente com a chegada do missionário De Lacy Wardlaw, em 1883. A organização da primeira Igreja Presbiteriana no Ceará ocorreu em 1890. Na busca de um maior aprofundamento dos pressupostos elencados na presente dissertação, percebe-se a importância das estratégias. O presbiterianismo utilizou as linhas férreas para adentrar o sertão, tentou implantar escolas como meio de divulgação da cultura e usou os jornais para informar e formar o povo (protestante e católico). No centro dos esforços da implantação do presbiterianismo no Ceará, percebe-se a busca de fazer cumpridas as leis que favoreciam o diálogo religioso devido às intensas perseguições religiosas no Estado. Essas perseguições tiveram caráter político e religioso e revelava-se através de fofocas, estigmatização, perseguição e violência. O reverendo Natanael Cortez assumiu um papel de destaque na busca presbiteriana pelo diálogo religioso. Ele usou de meios culturais e políticos para reprimir as perseguições. Sua luta produziu a consolidação do presbiterianismo no Estado e, paradoxalmente, uma aproximação com o catolicismo.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2473854816884387por
dc.contributor.advisor1Pereira, João Baptista Borgespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7998288335836364por
dc.contributor.referee1Gomes, Antônio Máspoli de Araújopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3150301525676448por
dc.contributor.referee2Queiroz, Renato da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5169208241255686por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4655/Jose%20Antonio%20Lucas%20Guimaraes.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2399/1/Jose%20Antonio%20Lucas%20Guimaraes.pdf
Aparece nas coleções:Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis

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