Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18279
Tipo do documento: Tese
Título: Metodologias artísticas de pesquisa em educação e deslocamento na formação docente: a fotografia como construção do pensamento visual
Autor: Egas, Olga Maria Botelho
Primeiro orientador: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Primeiro coorientador: Viadel, Ricardo Marin
Primeiro membro da banca: Bruno, Adriana da Rocha
Segundo membro da banca: Oliveira, Ronaldo Alexandre
Terceiro membro da banca: Almeida, Jane Mary Pereira de
Quarto membro da banca: Rizolli, Marcos
Resumo: O que podemos ensinar/aprender sobre educação com a fotografia? Este foi o ponto de partida para investigar como as imagens fotográficas tornam visíveis os problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem. As experiências de ser formadora de futuros professores no curso de Pedagogia e Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais) e as adquiridas no Mestrado em Artes Visuais e Educação: Um Enfoque Construtivista na Universidade de Granada (Espanha) serviram como ponto de partida para a investigação de diferentes aspectos da docência através das imagens. Nesse âmbito, a s fotografias produzidas pela autora, entre 2013 e 2016 – principais m ateriais do estudo – apontam pensamentos, inquietações e desassossegos que ocorreram durante as aulas e a pesquisa de campo. Assim, o presente estudo está fundamentado principalmente pelas Metodologias Artísticas de Pesquisa em Educação, propostas por Ricardo Marin Viadel e Joaquín Roldán (2012) que têm na fotografia seu objeto de estudo, seu campo teórico e seu procedimento metodológico. O conhecimento visual produzido nessa pesquisa possibilitou reflexões sobre novos modos de contemplar os fenômenos educativos e ampliar as fronteiras interdisciplinares existentes entre Arte, Cultura e Educação. Acima de tudo, a pesquisa centrou preocupações nas interações entre ensino e pesquisa, a partir dos saberes inerentes ao lugar do professor- -artista na formação docente.
Abstract: What can we teach / learn about education with photography? This was the starting point for investigating how photographic images make visible problems related to teaching and learning. From the experience as a trainer of future teachers in the Pedagogy and graduation in Visual Arts course at the Federal University of Juiz de Fora, Minas Gerais and in the Masters in Visual Arts and Education: a constructivist approach of the University of Granada, Spain, are explored Aspects of teaching through images. In this field, The photographs produced by the author during the period from 2013 to 2016 - main study material - point to thoughts, worries and restlessness that occurred during the lessons and in the field research. Thus, the present study is based mainly on the Artistic Methodologies of Research in Education, proposed by Ricardo Marin Viadel and Joaquín Roldán (2012), which has in the photograph its essence and object, its theoretical field and methodological procedure. The visual knowledge produced in this research made it possible to reflect on new ways of contemplating educational phenomena and to extend the interdisciplinary boundaries between Art, Cultures and Education. Above all, the research focused on interactions between teaching and research with the knowledge inherent in the place of the teacher-artist in teacher training.
Qué podemos enseñar / aprender acerca de la Educación a partir de la Fotografía? Este fue el punto de partida para la investigación de cómo las imágenes vuelven visibles los problemas relacionados con la enseñanza y el aprendizaje. Mis experiencias como formadora de futuros docentes en los cursos de Pedagogía y Licenciatura em Artes Visuais en la Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais) y las adquiridas en el curso de postgrado Master en Artes Visuales y Educación: Un enfoque constructivista de la Universidad de Granada (España) sirvieron como punto de partida para la investigación de distintos aspectos de la enseñanza a través de imágenes. En este ámbito, las fotografías realizadas por la autora entre 2013 y 2016 – principales materiales de estudio – muestran pensamientos, preocupaciones y desasosiegos ocurridos durante las clases y la investigación de campo. Así, el presente estudio se basa principalmente en Metodologías Artísticas de Investigación en Educación, propuestas por Ricardo Marín Viadel y Joaquín Roldán (2012), que tienen en la fotografía su objeto de estudio, su campo teórico y su procedimiento metodológico. El conocimiento visual producido en esta investigación permitió reflexiones sobre las nuevas formas de contemplar los fenómenos educativos y ampliar las fronteras interdisciplinares existentes entre el Arte, la Cultura y la Educación. Además de todo, ella enfoca preocupaciones en las intersecciones de la enseñanza y la investigación, a partir de los conocimientos inherentes en el lugar del profesor-artista en la formación del profesorado.
Palavras-chave: fotografia;  metodologias artísticas de pesquisa em educação;  formação docente;  ensino e aprendizagem.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: EGAS, Olga Maria Botelho. Metodologias artísticas de pesquisa em educação e deslocamento na formação docente: a fotografia como construção do pensamento visual. 2017. 293 f. Tese( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3264
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18279
Data de defesa: 20-Fev-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3264/5/Olga%20Maria%20Botelho%20Egas.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.