Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18276
Tipo do documento: Tese
Título: Trajetórias de docentes nos cursos de formação: um estudo do percurso interdisciplinar e suas implicações na prática profissional
Autor: Lima, Márcia Helena de
Primeiro orientador: Souza Neto, João Clemente de
Primeiro membro da banca: Rizolli, Marcos
Segundo membro da banca: Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Terceiro membro da banca: Azevedo, Cleomar
Quarto membro da banca: Silva, Marco Batista
Resumo: Este trabalho é um estudo das trajetórias de docentes nos cursos de formação, com foco na captura dos ecos da interdisciplinaridade no fazer docente, para responder à necessidade de ampliar as discussões relacionadas à formação docente no Brasil. Tem como objetivo pesquisar o percurso interdisciplinar de docentes nos cursos de formação, tendo em vista suas implicações na prática profissional. Nessa proposta, a problemática do estudo se caracteriza pelo entendimento de como se constrói e se efetiva a interdisciplinaridade no fazer docente. Para responder ao objetivo e aos pressupostos, procura investigar algumas das teorias que têm influenciado a formação docente, as concepções relacionadas à interdisciplinaridade, as leis e decretos do início da história da educação brasileira até os dias atuais e suas repercussões na formulação de conceitos sobre interdisciplinaridade na educação básica. Toma como pressuposto que a profissionalização é um aspecto das vivências disciplinares ou interdisciplinares que podem interferir no contexto escolar. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica e utiliza procedimentos de pesquisa, tais como questionários e roda de conversa. Finalmente, conclui que a interdisciplinaridade na escola vem complementar ou superar a prática disciplinar, desperta uma visão de totalidade do saber e propicia aos docentes a percepção da complexidade do mundo onde estão inseridos. Sua função não é eliminar ou superar as disciplinas, mas incrementar a educação com a visão holística do conhecimento, considerando também a cultura disciplinar.
Abstract: This work is a study of the trajectories of teachers in training courses, with a focus on capturing the echoes of interdisciplinarity in the making, to respond to the need to broaden the discussion related to teacher training in Brazil. Aims search the interdisciplinary course teachers in training courses, with a view to their implications in professional practice. In this proposal, the problem of study is characterized by understanding how to build and if effective interdisciplinary in do. To respond to the goal and assumptions, seeks to investigate some of the theories that have influenced the teacher training, the conceptions related to interdisciplinarity, the laws and decrees of the early history of brazilian education until the present day and its impact on the formulation of concepts about interdisciplinarity in basic education. Takes as an assumption that professionalization is an aspect of the disciplinary or interdisciplinary experiences that can interfere in the school context. The study was based on literature search and utilizing research procedures, such as questionnaires and wheel of conversation. Finally, it concludes that the interdisciplinarity in the school will complement or overcome disciplinary practice, awakens a vision of totality of knowledge and encourages teachers to perception of the complexity of the world in which they are inserted. Its function is not to eliminate or overcome the disciplines, but increase the education with the holistic view of knowledge, considering also the disciplinary culture.
Palavras-chave: interdisciplinaridade;  formação docente;  prática profissional;  relação dialógica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA DA POPULACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: LIMA, Márcia Helena de. Trajetórias de docentes nos cursos de formação: um estudo do percurso interdisciplinar e suas implicações na prática profissional. 2017. 189 f. Tese( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3225
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18276
Data de defesa: 16-Fev-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3225/5/M%C3%A1rcia%20Helena%20de%20Lima.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.