Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18268
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Blended learning baseado na inteligência coletiva - BLBIC: análise de um curso de formação judiciária |
Autor: | Silva, José Erigleidson da |
Primeiro orientador: | Hardagh, Claudia Coelho |
Primeiro membro da banca: | Pacheco, Beatriz de Almeida |
Segundo membro da banca: | Clementino, Adriana |
Terceiro membro da banca: | Hessel, Ana Maria Di Grado |
Quarto membro da banca: | Camas, Nuria Pons Vilardell |
Resumo: | Nesta segunda quinzena do século XXI, a Educação busca estabelecer sintonia com as transformações culturais advindas da revolução computacional iniciada nos anos 50. No atual contexto sociotécnico surgem duas tendências, o Blended Learning e a Inteligência Coletiva. O objetivo desta tese é investigar as contribuições da união entre Blended Learning e inteligência coletiva para a aprendizagem individual e coletiva. A pesquisa tem caráter qualitativo desdobrada em levantamento blibliográfico e análise de dados provenientes de um curso Blended no âmbito da formação judiciária. Para enfrentar o problema, busquei aporte teórico em várias áreas do conhecimento e autores. O norte teórico, entretanto, focou a Inteligência Coletiva, especialmente os estudos de Pierre Lévy, o Sociocontrutivismo, de Lev Vigotski, as investigações sobre Blended Learning realizadas por Michael B. Horn e Heather Staker, bem como minha pesquisa sobre operadores da Inteligência Coletiva em ambiente de aprendizagem virtual conduzida em meu Mestrado. A análise dos dados validou o pressuposto de que a união entre o Blended Learning e a Inteligência Coletiva favorece a aprendizagem por meio da criação um espaço de aprendizagem mais rico em colaboração, participação, reflexão e autorregulação do aprendizado. Amparado nesses resultados, proponho o Blended Learning Baseado na Inteligência Coletiva (BLBIC). |
Abstract: | In the second half of the 21st century, Education tries to establish harmony with the cultural transformations that began in the 1950s with the computer revolution. In the current sociotechnical context, two tendencies emerge: Blended Learning and Collective Intelligence. The purpose of this thesis is to investigate the contributions of the union between Blended Learning and collective intelligence for individual and collective learning. Qualitative data comes from a bibliographical survey and data analysis from a Blended course in the scope of judicial training. To address the problem, I got theoretical input in several areas of knowledge and authors. However, I focused on the collective intelligence, especially Pierre Levy's studies, Lev Vygotsky's Sociocontrutivism, the Blended Learning investigations by Michael B. Horn and Heather Staker, as well as my Masters research on operators of Collective Intelligence in a virtual learning environment. Data analysis validated the initial hypothesis that the union between Blended Learning and collective intelligence provides a richer learning space with collaboration, participation, reflection and self-regulation of learning. Based on these results, I propose Blended Learning Based on Collective Intelligence (BLBCI). |
Palavras-chave: | blended learning; inteligência coletiva; formação de professores; educação; tecnologia educacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Presbiteriana Mackenzie |
Sigla da instituição: | UPM |
Departamento: | Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) |
Programa: | Educação, Arte e História da Cultura |
Citação: | SILVA, José Erigleidson da. Blended learning baseado na inteligência coletiva - BLBIC: análise de um curso de formação judiciária. 2017. 245 f. Tese ( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3109 http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18268 |
Data de defesa: | 3-Fev-2017 |
metadata.dc.bitstream.url: | http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3109/5/Jos%C3%A9%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf |
Aparece nas coleções: | Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.