Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18264
Tipo do documento: Dissertação
Título: Presença do sagrado na música caipira de raiz brasileira: análise de composições de Tião Carreiro e Pardinho
Autor: Gregolim Junior, Luiz Manoel
Primeiro orientador: Caldas Filho, Carlos Ribeiro
Primeiro membro da banca: Sousa, Rodrigo Franklin de
Segundo membro da banca: Souza, Ney de
Resumo: A presente dissertação versa sobre a Presença do Sagrado na Música de Raiz Caipira Brasileira, mais especificamente analisa as músicas da dupla caipira Tião Carreiro e Pardinho. Dessa forma realiza-se um estudo histórico da música caipira, das tradições caipiras e da cultura caipira. Na mesma perspectiva histórica é feita uma pesquisa sobre a vida e a obra da dupla Tião Carreiro e Pardinho, e por fim apresenta-se uma análise da presença do sagrado nas músicas caipiras desta e de outras duplas. Esta dissertação procura observar as manifestações religiosas encontradas na música caipira, como também outras faces religiosas presentes nas músicas da dupla em destaque. Em se tratando da presença do sagrado, a diferença dessa dupla das demais está no fato de conter em suas músicas outras manifestações da religiosidade brasileira além do catolicismo popular.
Abstract: This dissertation examines the Presence of the Sacred in Brazilian Country Roots Music mainly focused on songs of the duo Tião Carreiro and Pardinho. By this way, a historical study of hillbilly music, hillbilly traditions and hillbilly culture is done. Through the same historical perspective is carried out a research on the life and work of the duo Tiao Carreiro and Pardinho, and finally analyzes the presence of the sacred in its music and in other duo artists music. With this dissertation, we attempt to observe the religious expression found in Brazilian country roots music, but also other religious events found in the music of the highlighted duo. In regard to the presence of sacred in songs the difference from this duo to the others duo artists is the fact that its songs contain other manifestations of religiosity beyond Brazilian popular catholicism.
Palavras-chave: música caipira;  Tião Carreiro e Pardinho;  catolicismo popular;  folclore caipira;  viola;  brazilian country music;  Tião Carreiro and Pardinho;  popular catholicism;  hillbilly folk;  viola
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Religião
Programa: Ciências da Religião
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2386
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18264
Data de defesa: 10-Fev-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2386/1/Luiz%20Manoel%20Gregolim%20Junior.pdf
Aparece nas coleções:Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.