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Tipo do documento: Dissertação
Título: Indústria cultural neopentecostal: uma reflexão do neopentecostalismo a partir de Adorno e Horkheimer
Autor: Silva, Ivan de Oliveira
Primeiro orientador: Bitun, Ricardo
Primeiro membro da banca: Caldas Filho, Carlos Ribeiro
Segundo membro da banca: Sung, Jung Mo
Resumo: O presente trabalho analisa o neopentecostalismo a partir do pensamento dos frankfurtianos Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Após a exposição das definições de Razão Instrumental e de Indústria Cultural, procurou-se demonstrar a concepção de uma Indústria Cultural Neopentecostal no campo religioso brasileiro. Diante da liberdade e da concorrência religiosas, a Indústria Cultural Neopentecostal habilita-se como um instrumento destinado a despertar nas massas o desejo de aquisição de bens religiosos. Neste sentido, demonstrou-se que as pessoas, que previamente classificadas como público-alvo, são instigadas a viverem constantemente em função do consumo de bens religiosos oferecidos pela Indústria Cultural Neopentecostal. Por fim, analisou-se a manifestação da Indústria Cultural Neopentecostal no espaço e tempo religiosos, de modo a instigar a oferta e a procura de bens religiosos.
Abstract: This thesis analyzes the neopentecostalism from the thought of frankfurtians Theodor W. Adorno and Max Horkheimer. After the exposure settings of Instrumental Reason and Cultural Industry, it aimed to show the conception of a Neopentecostal Cultural Industry in Brazilian religious. Facing the freedom and religious competition, Neopentecostal Cultural Industry enable itself as a tool intended for to awake in the masses will for acquisition of religious assets. In this way, demonstrated that people, who previously listed as audience, are provoked to live in constantly in function of consumption religious goods offered for Neopentecostal Cultural Industry. Finally, analyzed the manifestation of the Neopentecostal Cultural Industry in the religious space and time, thereby encouraging the supply and the demand for religious goods.
Palavras-chave: indústria cultural neopentecostal;  consumo;  bens religiosos;  Adorno;  Horkheimer;  neopentecostal cultural industry;  consumption;  religious goods;  Adorno;  Horkheimer
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Religião
Programa: Ciências da Religião
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2378
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18256
Data de defesa: 19-Ago-2010
Aparece nas coleções:Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis

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