Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18251
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação de professores de educação básica para uso de linguagem híbrida: a importância do roteiro de audiovisual no processo de ensino-aprendizagem
Autor: Berlezzi, Fernando Luis Cazarotto
Primeiro orientador: Hardagh, Cláudia Coelho
Primeiro membro da banca: Utsunomiya, Fred Izumi
Segundo membro da banca: Hessel, Ana Maria Di Grado
Resumo: O desenvolvimento das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, a convergência de mídias e hibridização do ensino tem provocado mudanças no campo educacional e em especial no processo de ensino-aprendizagem. Várias iniciativas nesse campo têm-se utilizado de videoaulas e de outros tipos de produções audiovisuais para substituir a abordagem tradicional de ensino centrada na alfabetização textual e imagens representadas por livros didáticos e apostilas. Propomos mostrar a importância do professor neste contexto de mudanças e a sua apropriação da linguagem audiovisual para torna-la parte de sua estratégia de condução pedagógica em suas aulas. O estudo apresentado para obtenção do grau de mestre propõe fazer uma breve reflexão a respeito da importância da linguagem audiovisual, do roteiro e a linguagem híbrida como recurso narrativo para sistematização das ideias e como forma de traduzir o currículo escolar. Realizamos uma pesquisa inicial que revelou necessidades dos docentes em desenvolver essas habilidades, por isso a segunda parte da pesquisa procura valorizar o professor e aluno, ambos em formação, como autores da produção audiovisual por meio de trabalho colaborativo, uma vez que ambos podem compartilhar aprendizados diferentes com a mudança de papel de consumidor para produtor e de aluno receptor como produtor e colaborador na produção das aulas. A roteirização é parte crucial nesse processo e o desenvolvimento do roteiro com objetivo educacional requer uma preocupação pedagógica além da comunicacional para desenvolver criatividade, sequencia e coerência de ideias, valorização estética, enfim categorias que podem ou não emergir na segunda fase da pesquisa com professores e alunos.
Abstract: The development of New Technologies of Communication and Information, the convergence of media and hybridization of teaching has brought changes in the educational field, especially in the teaching-learning relationship.Several initiatives in this field have used video classes and other types of audiovisual productions field to replace the traditional teaching approach focused on the textual literacy and images represented by didactic and handouts books. We propose to show the importance of the teacher in this context of changes and their appropriation of the audiovisual language to make it part of their strategy of pedagogical conduction in their classes. The study presented to obtain the master’s degree proposes to make a brief reflection on the importance of the audiovisual language, the script and the hybrid language as a narrative resource for systematization of ideas and as a way of translating the school curriculum. We conducted an initial research that has shown the needs of teachers in developing these skills, so the second part of the research seeks to value the teacher and student, both in formation, as authors of audiovisual production through collaborative work, since both can share learning different from the change of role from consumer to producer and from student to receiver as producer and collaborator in the production of classes. Role-play is a crucial part of this process, and the development of the script for educational purposes requires a pedagogical concern beyond communication to develop creativity, sequencing and coherence of ideas, aesthetic appreciation, and finally categories that may or may not emerge in the second phase of research with teachers and students.
Palavras-chave: formação de professores;  roteiro para audiovisual;  linguagem audiovisual.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: BERLEZZI, Fernando Luis Cazarotto. Formação de professores de educação básica para uso de linguagem híbrida: a importância do roteiro de audiovisual no processo de ensino-aprendizagem. 2017. 155 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3269
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18251
Data de defesa: 5-Mai-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3269/5/Fernando%20Luis%20Cazarotto%20Berlezzi.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.