Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18243
Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção do processo de imaginação e criação no brincar com sucata: a experiência com crianças de dois anos a dois anos e três meses
Autor: Silva, Márcia Tostes Costa da
Primeiro orientador: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Primeiro membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Segundo membro da banca: Gobbi, Marcia Aparecida
Resumo: A presente pesquisa investiga como a criança ao brincar com sucata, no ambiente da creche, constrói o seu processo de imaginação e criação. A partir de uma abordagem qualitativa foi desenvolvida uma pesquisa-ação em uma creche localizada no município de Carapicuíba. Participaram nove crianças da creche, de ambos os sexos, com idades entre dois anos a dois anos e três meses. Da pesquisa realizada foi possível constatar que a criança amplia o processo de imaginação e criação quando, em contato com os materiais, os explora de diversas maneiras, ressignificando-os. Evidenciou-se nesta pesquisa que a sucata por si só na experiência com crianças bem pequenas sem a organização em espaços não amplia o processo de criação e imaginação. Os aportes teóricos utilizados foram: Philippe Ariès (1981), Loris Malaguzzi (1999), Tizuko Morchida Kishimoto (1998, 2010ab), Gilles Brougère (2008), Luise Weiss (1989), Lev Vygotsky (2007, 2009), Aldo Fortunati (2009), Jens Qvortrup (2011), Ana Lúcia Goulart Faria (1999), Daniel B. Elkonin (2009) e Michel Thiollent (2009).
Abstract: The present research investigates how a child builds their imagination and creation process by playing with scrap material in the nursery environment. An action-research was developed from a qualitative approach in a day care center located in Carapicuíba, a city in São Paulo, Brazil. The project acted with nine children, boys and girls, aged between two and two years and three months. It was possible to verify that the child enhances imagination and creation process when he or she explores scrap materials in different ways, re-signifying them. However, the process of expanding creation and imagination will not occur only by the material itself, it needs organization in spaces. The reference scholars for this project were Philippe Ariès (1981), Loris Malaguzzi (1999), Tizuko Morchida Kishimoto (1998, 2010ab), Gilles Brougère (2008), Luise Weiss (1989), Lev Vygotsky (2007, 2009), Aldo Fortunati (2009), Jens Qvortrup (2011), Ana Lúcia Goulart Faria (1999), Daniel B. Elkonin (2009) e Michel Thiollent (2009).
Palavras-chave: creche;  processo de imaginação e criação;  criança;  brincadeira;  sucata
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: SILVA, Márcia Tostes Costa da. A construção do processo de imaginação e criação no brincar com sucata: a experiência com crianças de dois anos a dois anos e três meses. 2017. 128 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3154
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18243
Data de defesa: 13-Fev-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3154/5/Marcia%20Tostes%20Costa%20da%20Silva.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.