Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18242
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cursos de Pedagogia e a formação do professor de creche
Autor: Lizardo, Lilian de Assis Monteiro
Primeiro orientador: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Segundo membro da banca: Garcia, Paulo Sérgio
Resumo: Ao compreender que a formação de professores é realizada dentro dos cursos de pedagogia, o presente trabalho de pesquisa se propôs a analisar a formação universitária do professor de educação infantil, tendo como foco o trabalho na creche, ou seja, como os cursos de pedagogia instrumentalizam o professor no trabalho com bebês e crianças muito pequenas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, estruturada em duas etapas: análise documental das ementas do curso de pedagogia de duas universidades do estado de São Paulo (uma pública e outra particular). E da aplicação de questionários com alunos do último semestre. Após o estudo, foi identificado que, nas ementas do curso de pedagogia, há mais ênfase na educação infantil, sendo que pouco se fala sobre crianças muito pequenas e creche. Além disso, há dois polos na compreensão da educação infantil: um vinculado ao cuidar e o outro ao educar. Essa polarização é decorrência de marcas históricas que incidiram sobre o ambiente educativo. Na fala dos estudantes foi possível identificar que estamos num percurso que tenta superar essa polarização. Alunos de ambas as instituições lembraram que na atuação do professor de educação infantil estão presentes aspectos pedagógicos e relacionados ao cuidar. Esse trabalho é de fundamental importância para instigar a formação de professores na valorização do trabalho pedagógico para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança com idade de zero a três anos.
Abstract: By understanding that teacher training is held within the courses of pedagogy, the present research work proposed to analyses the degree of professor of early childhood education, focusing on the work in the nursery, i.e. how the courses of pedagogy professor instrumentalism in working with infants and very young children. It is a qualitative research, structured in two stages: analysis of documents of the pedagogy course menus of two universities in the State of São Paulo (one public and one private). And the application of questionnaires with students in the last semester. After the study was identified that, in the course of pedagogy menus, there is more emphasis on early childhood education, and little is said about very young children and day care. In addition, there are two poles in the understanding of early childhood education: a linked to care and the other to educate. This polarization is due to historical marks focused on the educational environment. In speaking of the students, it was possible to identify a route that tries to overcome this polarization. Students from both institutions were reminded that in the performance of early childhood education teacher pedagogical aspects are present and related care. This work is of fundamental importance to instigate the formation of teachers in the development of pedagogical work to the physical, emotional, social and cognitive child aged from zero to three years.
Palavras-chave: formação inicial;  professor de creche;  curso de pedagogia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: LIZARDO, Lilian de Assis Monteiro. Cursos de Pedagogia e a formação do professor de creche. 2017. 142 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3160
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18242
Data de defesa: 15-Fev-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3160/5/Lilian%20de%20Assis%20Monteiro%20Lizardo.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.