Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18231
Tipo do documento: Dissertação
Título: A história da cidade de Santa Isabel através do olhar do Chico fotógrafo
Autor: Prado, William Jordão do
Primeiro orientador: Ambrogi, Ingrid Hötte
Primeiro membro da banca: Hooper, Silvana Seabra
Segundo membro da banca: Gobbi, Marcia Aparecida
Resumo: A pesquisa pretende analisar, em uma perspectiva histórica apoiada na abordagem sociológica, como o acervo fotográfico do Chico Fotógrafo pode auxiliar no resgate e na compreensão da história da cidade de Santa Isabel, em um momento em que ela é prioritariamente oral e fragmentada. Lida com a hipótese de que a história da cidade não conseguirá subsistir por muito tempo apenas estando apoiada na oralidade. Por isso, afirma ser imprescindível recorrer aos registros fotográficos, sendo estes uma fonte histórica existente no acervo encontrado, para que possam garantir a preservação e a não dissipação da memória do lugar. Conclui, assim, ser necessário buscar em uma era de virtualidades, meios digitais que possam garantir a organização, a digitalização e o compartilhamento do acervo do Chico Fotógrafo, enquanto fonte histórica da cidade de Santa Isabel. Também reforça a conclusão, mostrando que, ao disseminar as fotografias do passado e ao buscar meios de preservá-la, cria-se aí um processo democrático. Isso, por sua vez, permite o conhecimento da história da cidade e o reconhecimento do Chico Fotógrafo como sendo parte dela, por meio de uma experiência capaz de integrar imagem e história.
Abstract: The research intends to debate, inside a historical perspective and a sociological approach, how Chico Fotógrafo's collection can help to rescue and understand the history of Santa Isabel as a city, when it is mainly oral and fragmented. It uses the hypothesis that the city will not be able to subsist for a long time only supported by orality. Because of that, the study ensures the importance of resorting to photographic records as a historical source, so that, combined, it can preserve and the non-dissipation of the places' memory. Therefore, it concludes that during a virtual age is necessary to search for a digital media able to organize, scan and share of Chico Fotografo's material as a historical source. Also, strengthens the conclusion showing as the past photograph is disseminated and preserved, it creates a democratic process. At the end, it permits the city historical knowledge and the recognition of people as being part of it, through a experience capable of interacting image and history.
Palavras-chave: memória;  fotografia;  história;  oralidade;  cidade;  preservação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::JORNALISMO ESPECIALIZADO (COMUNITARIO, RURAL, EMPRESARIAL, CIENTIFICO)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: PRADO, William Jordão do. A história da cidade de Santa Isabel através do olhar do Chico fotógrafo. 2016. 115 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2994
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18231
Data de defesa: 30-Nov-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2994/5/William%20Jord%C3%A3o%20do%20Prado.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.