Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18230
Tipo do documento: Dissertação
Título: A geração sênior da sociedade contemporânea brasileira : os desafios na construção da identidade no século XXI
Autor: Rodrigues, Flavia Luciana dos Santos Souza
Primeiro orientador: Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Primeiro membro da banca: Grinfeld, Fanny Feigenson
Segundo membro da banca: Garcia, Sueli
Resumo: Este estudo propõe identificar e explorar os principais hábitos de comportamento, estilos de vida e construção de uma nova imagem pessoal de indivíduos de 60 anos ou mais, retratado nessa dissertação, como ‘geração sênior’. Ao se permitirem acompanhar as mudanças por meio da moda na sociedade contemporânea, diante da crescente expectativa e qualidade de vida, se veem como importantes transmissores de novos significados, utilizando-os como ferramentas de socialização, identidade e pertencimento. Dessa forma, o sênior está revolucionando o conceito de envelhecer na contemporaneidade, redescobrindo valores propícios à realização pessoal, em que o sênior aprende a construir sua história. Ao perceber a longevidade ativa como factível, as perspectivas para o futuro se transformam, passando a desafiar os estereótipos de tempo e envelhecimento, usam as tecnologias como formas de interação e integração. Os procedimentos estéticos tornam-se cada vez mais aliados na busca por disfarçar linhas do tempo, e por efeito, amenizar a percepção do envelhecimento, detendo um papel significativo no consumo de produtos e serviços. A geração sênior é ativa e protagonista da própria história pois almejam por mudanças na aparência, reivindicam por produtos que tragam beleza, bem-estar e elegância, porém, julgam o mercado incompatível com suas expectativas. Esta pesquisa é baseada no levantamento de informações de caráter bibliográfico. A metodologia aplicada envolve uma análise qualitativa e de conceitos, abordando a concepção da moda e imagem pessoal de uma geração de pessoas ousadas e criativas que procuram reconhecimento na sociedade em que vivem.
Abstract: This study aims to identify and explore the key behavioral habits, lifestyles and construction of a new personal image of individuals 60 years or more, pictured in this dissertation, as 'senior generation'. By allowing themselves to track changes through fashion in contemporary society, in the face of rising expectations and quality of life, they see themselves as important transmitters of new meanings, using them as tools of socialization, identity and belonging. Thus, the senior is revolutionizing the concept of aging in contemporary society, rediscovering values conducive to personal fulfillment, where the senior learn to build his story. Realizing the active longevity as feasible, the prospects for the future become, through the challenge of time and aging stereotypes, use the technologies as ways of interaction and integration. Aesthetic procedures become increasingly more allied in the search for disguise timelines, and effect, soften the perception of aging, holding a significant role in consumer products and services. The senior generation is active and protagonist of the story itself as it aims for changes in appearance, demands for products that bring beauty, well-being and elegance, however, they think the market is incompatible with their expectations. This research is based on survey of bibliographic information. The methodology involves a qualitative analysis and concepts, addressing the design of fashion and personal image of a generation of bold and creative people looking for recognition in the society in which they live.
Palavras-chave: geração sênior;  comportamento;  identidade;  imagem pessoal;  moda
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: RODRIGUES, Flavia Luciana dos Santos Souza. A geração sênior da sociedade contemporânea brasileira : os desafios na construção da identidade no século XXI. 2016. 159 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3030
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18230
Data de defesa: 9-Dez-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3030/5/Fl%C3%A1via%20Luciana%20dos%20Santos%20Souza%20Rodrigues.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.