Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18223
Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel da arte no novo modelo de ensino - PEI - Programa Ensino Integral na E.E: Cel. Raul Humaitá Villa Nova
Autor: Pantaleoni, Lúcia Maria da Silva
Primeiro orientador: Stori, Norberto
Primeiro membro da banca: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Segundo membro da banca: Christov, Luiza Helena da Silva
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar qual é o papel da Arte no novo modelo de ensino, o PEI, Programa de Ensino Integral nos Anos Iniciais, implementado no ano de 2015, na E. E. Cel. Raul Humaitá Villa Nova, no primeiro semestre de 2015. Essa pesquisa analisa o papel da arte em três momentos específicos: nas aulas de Linguagens Artísticas, nas aulas de Arte e no almoço dirigido. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, a análise documental, o diário de bordo e a realização de um grupo focal. Este trabalho baseia-se nos seguintes autores Bogdan e Biklen, Wendling e Campos, Moraes, Gatti, Lüdke e André quando trata de questões referentes à metodologia e em, Martins, Martins/Picosque e Guerra, Ferraz e Fusari, Christov, entre outros, quando se refere ao ensino de arte. No decorrer do trabalho são apresentadas as análises dos documentos e tutoriais do novo modelo de ensino, do diário de bordo e do grupo focal ressaltando o papel da arte na escola estudada.
Abstract: The objective of this research is to investigate what is the role of art in the new teaching model, PEI, Integral Education Program in Early Years, implemented in 2015, in E. E. Cel. Raul Humaitá Villa Nova, the first half of 2015. This research analyzes the role of art in three specific moments: the Artistic Languages classes in art classes and directed lunch. Therefore, the literature was used, document analysis, the logbook and conducting a focus group. This work is based on the following authors Bogdan and Biklen, Wendling and Campos Moraes, Gatti, Lüdke and Andrew when dealing with issues related to the methodology. Martins, Martins/Picosque and Guerra, Ferraz and Fusari, Christov, among others, when referring to the teaching art. The work presents the analysis of documents and tutorials of the new teaching model, the logbook and the focus group emphasizing the role of art in the studied school.
Palavras-chave: ensino de arte;  papel da arte;  diário de bordo;  grupo focal;  Programa Ensino Integral
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: PANTALEONI, Lúcia Maria da Silva. O papel da arte no novo modelo de ensino - PEI - Programa Ensino Integral na E.E: Cel. Raul Humaitá Villa Nova. 2016. 193 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2948
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18223
Data de defesa: 15-Ago-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2948/5/L%C3%BAcia%20Maria%20da%20Silva%20Pantaleoni.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.