Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18213
Tipo do documento: Dissertação
Título: Licenciatura em história : contribuições, limites e desafios dos professores frente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE
Autor: Espinosa, Simone Maria
Primeiro orientador: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Segundo membro da banca: Aparício, Ana Sílvia Moço
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal analisar as contribuições, os limites e os desafios frente ao ENADE, postos aos professores de um curso de licenciatura em História da instituição aqui designada como Centro Universitário Global. Diante de tal perspectiva, estruturamos a pesquisa em dois momentos: estudo exploratório da temática proposta e a pesquisa de campo. Oito professores do curso de História foram entrevistados e, para análise dos dados coletados, foi realizada a análise de conteúdo, cujo objetivo se constituiu em obter indicadores que permitissem a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção das falas. Da pesquisa realizada podemos constatar que o ENADE é um instrumento regulatório, que vem contribuindo para o desenvolvimento do curso na medida em que os professores têm consciência de que o curso não está a serviço do ENADE e seu processo contínuo de atualização e aprimoramento deve considerar diversos fatores, que não se resumem ao conceito estabelecido pelo Ministério da Educação em consequência de uma avaliação que por suas características e fragilidades pode trazer resultados que não representem a realidade do curso.
Abstract: This study aimed to analyze the contributions, limits and challenges in regard to ENADE,offered to History teachers of a degree course from the institution here designated as Global University Center. Faced with this perspective, we structured the research in two phases: an exploratory study of the motion and field research. Eight professors from the History curse were interviewed and for the analysis of the collected data content analysis was carried out, whose purpose was obtaining indicators that allow the inference of knowledge related to the speech production conditions. Based on the survey we can see that the ENADE is a regulatory instrument that has contributed to the development of the course, once teachers are aware that it is not in the service of ENADE. Its ongoing process of updating and improvement should consider several factors, which are not limited to the concept established by the Ministry of Education as a result of an assessment whose characteristics and weaknesses can bring results that do not represent the reality of the course.
Palavras-chave: ENADE;  avaliação de larga escala;  formação de professores;  saberes docente
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: ESPINOSA, Simone Maria. Licenciatura em história : contribuições, limites e desafios dos professores frente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. 2015. 89 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2944
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18213
Data de defesa: 17-Dez-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2944/5/Simone%20Maria%20Espinosa.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.