Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18211
Tipo do documento: Dissertação
Título: Design thinking aplicado à educação
Autor: Fratin, Rogerio Lindo
Primeiro orientador: Ambrogi, Ingrid Hötte
Primeiro membro da banca: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Segundo membro da banca: Prioste, Marcelo Vieira
Resumo: A presente pesquisa apresenta a interface entre Educação e Design Thinking, que se trata de um método que usa de conhecimentos variados para resolver desafios propostos em diferentes áreas. A Educação, ao utilizar essa metodologia para buscar mudanças nas relações e dinâmicas escolares, abre a possibilidade de repensar suas características e também seus problemas. Desse modo, este trabalho realiza uma pesquisa em uma sala de aula do segundo ano do ensino médio de uma escola privada de São Paulo a fim de levantar seus problemas e encontrar soluções para eles com base nas ferramentas do Design Thinking. Para isso, investiga, junto ao coordenador, aos professores, aos inspetores e à dona da cantina, quais são os obstáculos que percebem no processo de ensino-aprendizagem da escola em questão, e indaga os alunos, por meio de um questionário impresso e distribuído à turma, a respeito dos pontos positivos e negativos desse processo e do que gostariam que fosse melhorado. O resultado da pesquisa e de sua análise foi a criação de um kit de ferramentas de Design Thinking específico para essa escola.
Abstract: This research presents the interface between Education and Design Thinking, which is a method that uses a wide range of knowledge to solve proposed challenges in different areas. In using this methodology to search for changes on the dynamics and relations at school, Education opens the possibility to rethink its characteristics and problems. The present work realizes a research on a second grade mid school’s classroom of a private school in São Paulo, in order to raise its problems and find solutions based on the tools of Design Thinking. For this purpose, analyses, along with the coordination, teachers, inspectors and the canteen’s owner, which obstacles they notice on the teaching-learning process of the school, asking the students, through a printed survey, the positive and negative aspects of this process and what they would like to be improved. The result of the research and its analysis was the creation of a specific Design Thinking tools kit for this school.
Palavras-chave: Design thinking;  ferramentas pedagógicas;  design thinking aplicado à educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: FRATIN, Rogerio Lindo. Design thinking aplicado à educação. 2016. 136 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2946
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18211
Data de defesa: 5-Ago-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2946/5/Rog%C3%A9rio%20Lindo%20Fratin.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.