Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18208
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Tamasheq na convergência com o Francês no território africano: caso do Mali
Autor: Diabate, Moussa
Primeiro orientador: Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Primeiro membro da banca: Vieira, Marili Moreira da Silva
Segundo membro da banca: Almouloud, Saddo Ag
Resumo: Esta investigação centra-se no Tamasheq na convergência com o Francês no território africano: caso do Mali. A escolha do tema justifica-se porque a área de substrato Tamasheq / Francês fundamentado na Pedagogia Convergente permanece pouco explorada. O objetivo geral é o de registrar e analisar dados sobre o funcionamento do bilinguismo na aprendizagem de alunos cuja língua nacional é o Tamasheq no contexto escolar de aulas ministradas em Francês. O procedimento metodológico é de modalidade qualitativa, segundo Bogdan e Biklen (1982), por ser mais apropriada à proposta de analisar a aprendizagem de alunos cuja língua nacional é o Tamasheq no contexto escolar de aulas ministradas em francês. Os sujeitos da pesquisa são 5 alunos do primeiro semestre do 4º ano da Faculdade de Letras, Arte, Línguas e Ciências Humanas da Universidade de Bamako, no Mali, cuja língua materna é o Tamasheq e o Francês a língua estrangeira de sua escolarização. A investigação constituiu–se de: busca de literatura referente à Pedagogia Convergente e Competência em Educação; da coleta de dados por meio de questionário composto de questões abertas e fechadas. A análise de dados das perguntas fechadas focalizou concordâncias e discordâncias das respostas, organizadas em Quadro, acompanhada de comentários a respeito. A análise das perguntas abertas elencou o enfatizado individualmente pelos sujeitos, organizadas em Quadro, acompanhada de comentários a respeito. A reflexão sobre os dados analisados, à luz da fundamentação teórica reiterou: 1) a contribuição da Pedagogia Convergente para a qualidade da aprendizagem escolar de estudantes tamasheq; 2) a relevância do ambiente de estudo marcado pelo ensino bilíngue Tamasheque e Francês.
Abstract: This research focuses on the Tamasheq in convergence with the French African territory: the Mali case. The choice of subject is justified because the substrate area Tamasheq / French based on the Convergent Pedagogy remains little explored. The overall goal is to record and analyze data on the operation of bilingualism in the learning of students whose national language is Tamasheq in the school context classes taught in French. The methodological approach is qualitative mode, according to Bogdan and Biklen (1982), it is more appropriate to analyze the proposed learning students whose national language is Tamasheq in the school context classes taught in French. The subjects are five students in the first semester of the 4th year of the Faculty of Humanities, Arts, Languages and Human Sciences at the University of Bamako, Mali, whose native language is Tamasheq and French foreign language of their schooling. The investigation constituted - is: literature search related to Convergent Pedagogy and Competence in Education; data collection through a questionnaire consisting of open and closed questions. The analysis of data from the closed questions focused agreement and disagreement responses, organized in frame, accompanied by comments about it. The analysis of open questions has listed the emphasized by individual subjects, organized in frame, accompanied by comments about it. Reflection on the data analyzed in the light of theoretical foundation reiterated: 1) the contribution of the Convergent Pedagogy for the quality of school learning tamasheq students; 2) the relevance of the study environment marked by bilingual education Tamasheque and French.
Palavras-chave: pedagogia;  convergente;  língua materna;  língua estrangeira;  bilinguismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: DIABATE, Moussa. O Tamasheq na convergência com o Francês no território africano: caso do Mali. 2016. 80 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2939
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18208
Data de defesa: 22-Fev-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2939/5/Moussa%20Diabate.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.