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Tipo do documento: Tese
Título: O ensino de língua portuguesa no ensino médio após PCNEM: propostas e práticas
Autor: Facco, Édson Reinaldo
Primeiro orientador: Pinto, Elisa Guimarães
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
Segundo membro da banca: Hilgert, José Gaston
Terceiro membro da banca: Zapparoli, Zilda Maria
Quarto membro da banca: Casagrande, Nancy dos Santos
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar como as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM – estão sendo aplicadas na escola pública do Estado de São Paulo. Considerando que muitos discentes concluem seus estudos da educação básica sem o domínio da língua materna - competência que a escola deveria desenvolver nesses alunos -, buscamos verificar os problemas existentes, principalmente quanto às abordagens metodológicas dos conteúdos. São mais de 10 anos de implantação desses parâmetros e nesse período o governo federal não subsidiou um material que efetive essas propostas. No entanto, em 2009, a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo lançou os Cadernos que têm como objetivo desenvolver atividades que atendam a esses parâmetros, por isso, nós os tomamos como fonte de análise, a fim de averiguar a sua aplicabilidade e a sua harmonia com os PCNEM. A fim de cumprir esse objetivo, nós percorremos o seguinte trajeto: primeiramente, fizemos uma contextualização da implantação dos PCNs; depois, abordamos os pressupostos teóricos, pautados em Bakhtin, que serviram de base para as análises e para a discussão das propostas. Realizamos as análises dos PCNEM e dos Cadernos produzidos pela Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo e propomos algumas adequações necessárias. Como resultado, vimos que estamos no início de um processo de transformação desse ensino e esses Cadernos podem ser considerados norteadores dessa ação, embora haja necessidade de ajustes - conforme sugeridas nesse trabalho -, em muitas atividades.
Abstract: The objective of this thesis is to investigate how the proposals made by the National Curricular Parameters for High Schools – PCNEM - are being implemented in the State School System of the state of São Paulo, Brazil. As many students graduate from elementary school without being proficient in their own Mother Language- competence that should be developed in school – what is sought is to verify the existing problems, especially the ones concerning the methodological approaches of the pedagogical contents. Since the implementation of the document, the federal government has not yet funded any material that may lead to the effectiveness of the proposal. In 2009, the Secretary of Education of the State of Sao Paulo launched a series of Manuals that aims at developing activities proposed by the parameters. Therefore, such material has been chosen as the source of this analysis in order to verify its applicability and balance to the PCNEM. First of all, we contextualize the implementation of the PCNs. In addition, we use the theoretical framework based on Bakhtin for both the analysis and the discussion of the proposals. We examine the PCNEM as well as the Manuals produced by the Secretary of Education of the State of Sao Paulo. Finally and we propose adequacies. We conclude that it is the beginning of an educational turning point, and that such Manuals might be taken into consideration, although it is crucial that adjustments must be made, as indicated throughout the work.
Palavras-chave: interação;  ensino;  PCNEM;  gênero textual;  língua portuguesa
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: FACCO, Édson Reinaldo. O ensino de língua portuguesa no ensino médio após PCNEM: propostas e práticas. 2011. 214 f. Tese( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3232
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18192
Data de defesa: 24-Mar-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3232/10/Edson%20Reinaldo%20Facco.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Teses - CCL Higienópolis

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