Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18186
Tipo do documento: Tese
Título: O discurso dos jornais impressos populares no início do século XXI: análise do jornal Super Notícia
Autor: Trigo, José Alves
Primeiro orientador: Hanna, Vera Lucia Harabagi
Primeiro membro da banca: Guimarães, Alexandre Huady Torres
Segundo membro da banca: Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Terceiro membro da banca: Maluly, Luciano Victor Barros
Quarto membro da banca: Avanza, Marcia Furtado
Resumo: Esta tese aborda a transformação a que estiveram sujeitos os jornais impressos desde o começo do século XX até atingirem os anos 1960 e discute a influência da sociedade- espetáculo nos jornais. Analisa também o cenário dos jornais impressos do início do século XXI e suas diferentes estratégias diante das tecnologias surgidas no fim do século XX e início do século XXI, sobretudo da expansão da Internet. Apresenta, ainda, os expedientes que as organizações de comunicação usaram para tentar superar as dificuldades com queda no número de leitores e necessidade de alteração no seu discurso. O trabalho quantifica e analisa os principais temas presentes nas capas de alguns jornais impressos, buscando detalhar os recursos discursivos e os percursos persuasivos presentes. Por fim, apresenta-se uma análise qualitativa de algumas capas do jornal Super Notícia, uma das publicações mais vendidas no Brasil.
Abstract: This thesis discusses the transformation whose printed newspapers have been subjected to since the beginning of the twentieth century to the 1960s and it examines the influence of the society of the spectacle in the newspapers. In addition, it describes the scenario of printed newspapers of the early twenty-first century and their different strategies in the face of new technologies, especially the Internet. It also presents the stratagems that media organizations have used to try to overcome the difficulties arisen from the decrease in the number of readers and from the need for a change in its communication approach. The study quantifies and analyzes the main themes present on some covers of printed newspapers, seeking to detail the discursive resources, as well as the persuasive approaches, herein present. Finally, it presents a qualitative analysis of some newspaper covers of Super Notícia, one of the most popular newspapers in Brazil.
Palavras-chave: análise do discurso;  Super Notícia;  espetáculo;  jornalismo;  jornais impressos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::ORGANIZACAO EDITORIAL DE JORNAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: TRIGO, José Alves. O discurso dos jornais impressos populares no início do século XXI: análise do jornal Super Notícia. 2015. 252 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3073
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18186
Data de defesa: 24-Jun-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3073/5/Jos%C3%A9%20Alves%20Trigo.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Teses - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.