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Tipo do documento: Tese
Título: Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas
Autor: Pirolo, Ester Anholeto
Primeiro orientador: Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Primeiro membro da banca: Barros, Diana Luz Pessoa de
Segundo membro da banca: Batista, Ronaldo de Oliveira
Terceiro membro da banca: Pinto, Elisa Guimarães
Quarto membro da banca: Campos, Norma Discini de
Resumo: Este trabalho pretende investigar as estratégias de persuasão utilizadas em dois sites do campo educacional, a fim de mostrar como cada um deles, à sua maneira, constrói um ethos ajustado às paixões de seus leitores e aos efeitos que pretende provocar nesse público para se fazer crer e ter a adesão aos seus discursos. Trata-se dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o do sindicato dos professores APEOESP. Adotamos como alicerce teórico os fundamentos da Análise do Discurso e da Retórica, apoiando-nos, sobretudo, nos estudos de Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Aristóteles, Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, entre outros. A partir da reflexão teórica, nossa análise alcança textos e links que se dedicam ao tema da violência nas escolas públicas paulistas e, também, os textos pelos quais os sites se apresentam ao público leitor. A análise do corpus nos aponta que os portais, mesmo evidenciando ethé antagônicos entre si, assemelham-se no fato de construírem discursos autoritários, que desejam mostrar realidades cristalizadas, vistas no modo de dizer impositivo utilizado pelas duas instituições. A APEOESP revela-se, num tom beligerante, hiperbólico, sempre pronta a denunciar o que considera falta de ação da Secretaria de Educação do Estado diante dos inúmeros casos de violência que ocorrem nas escolas públicas paulistas. A Secretaria de Educação, por sua vez, expressa-se num tom mais cauteloso, sereno, como uma instituição protetora dos membros da comunidade escolar, mostrando que os casos de conflito são normais nas escolas e estão sob controle. Verificamos que a hipótese de que cada um dos enunciadores harmoniza seu ethos aos efeitos que pretende causar nos leitores se confirma e que ambos são, pois, eficazes em persuadir e manipular seus interlocutores.
Abstract: This paper aims to investigate the persuasion strategies used in two educational websites in order to show how, by their own means, each one builds an ethos toned by their reader’s passions and also the effects which it intends to give to the audience. As a result, leading them to believe and be abided by their discourses. The sites of the study are from State Department of Education and the São Paulo’s State Teacher’s Union known as APEOESP. As the basis of this study is from the Discourse Analysis and Rhetoric, the theoretical foundation is, consequently, rooted in authors as Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Aristotle, Chaim Perelman, Lucie Olbrechts-Tyteca and more. From this reflection, the analysis reaches texts and links dedicated to the subject of violence on state schools of São Paulo, moreover how they present themselves to the target readers. The corpus investigation points out that these portals are similar on the grounds that they keep an authoritarian discourse and on the top of that they have shown crystalized realities revealed in a dictatorial way, however these institutions highlight an antagonistic ethé. On one hand, the APEOESP website reveals a belligerent, hyperbolic tone always ready to report what it considers lack of action of the State Department of Education. On the other hand, the State Department of Education’s expresses in a more cautious and undisturbed way by telling that the conflicts are normal in the schools and are under control. Having checked the hypothesis that each one of the enunciatee balance its ethos, the effect it intends to make on the readers confirms that both of them are capable of persuading and manipulating their interlocutors.
Palavras-chave: discurso;  ethos;  persuasão;  violência;  educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: Pirolo, Ester Anholeto. Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas. 2016. 157 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3033
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18181
Data de defesa: 11-Ago-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3033/5/Ester%20Anholeto%20Pirolo.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Teses - CCL Higienópolis

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