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Tipo do documento: Tese
Título: Autonomia e deficiências no ensino de literatura: uma comparação entre as escolas brasileira e portuguesa
Autor: Gleria, Erico
Primeiro orientador: Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
Primeiro membro da banca: Guimarães, Alexandre Huady Torres
Segundo membro da banca: Bridi, Marlise Vaz
Terceiro membro da banca: Fortuna, Marlene
Quarto membro da banca: Casagrande, Nancy dos Santos
Resumo: Com o passar dos anos e ao apurar das observações de uma prática docente dedicada ao ensino de literatura no Ensino Médio, faz-se hora de sistematizar e buscar amparo teórico para tais observações. Este trabalho busca verificar como se dá o trato da literatura como disciplina escolar e em que medida a escola forma leitores fluentes. Acreditando, ainda, no verdadeiro sentido da pesquisa acadêmica e em seu poder de ação e transformação, este estudo busca fazer eco frente a um problema simultaneamente alarmante e discreto no que se refere ao trato da literatura como disciplina escolar. Alarmante pelos fatos que vamos trazer à superfície e discreto pela falta de atenção que a questão vem ganhando ao longo das décadas. Falta de atenção que, inclusive, pode ter consequências irreversíveis se o assunto não for trazido à tona e discutido com o rigor que merece. Buscando escrever um trabalho de alma reflexiva e de corpo comparativo, elege-se Portugal como referência para comparação, devido à íntima ligação que o ensino de literatura no Brasil exerce com a Lusitânia, e também dado o interesse de Portugal no ensino de literatura brasileira, seja pela partilha da língua, ou pelo passado em comum.
Abstract: Over the years and determine the observations of teaching practice dedicated to the teaching of literature in high school, it is time to systematize and seek theoretical support for such observations. This work aims to verify how is the deal of literature as a school subject and to what extent the school so fluent readers. Believing also in the true sense of academic research and its power of action and transformation, this study seeks to echo forward at an alarming and discrete problem in the literature tract as school discipline. Alarming by the facts that we bring to the surface and discreet by the lack of attention that it has gained over the decades, lack of attention that may have irreversible consequences if the matter is not brought up and discussed with the rigor it deserves. Seeking to write a reflective soul of work and comparative body, is elected Portugal as a reference in comparison, given the close connection that the teaching of literature in Brazil carries with Lusitania, and finding also from Portugal, interest in Brazilian literature teaching, is the language of sharing, either by a common past, or even other interests that may be descortinados throughout the research.
Palavras-chave: Portugal;  Brasil;  ensino médio;  literatura;  educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: GLERIA, Erico. Autonomia e deficiências no ensino de literatura: uma comparação entre as escolas brasileira e portuguesa. 2016. 155 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3050
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18180
Data de defesa: 19-Set-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3050/5/Erico%20Gleria.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Teses - CCL Higienópolis

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