Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18161
Tipo do documento: Tese
Título: Ensino de português como língua estrangeira e a perspectiva intercultural: um estudo etnográfico nos Estados Unidos
Autor: Silva, Vanessa Maria da
Primeiro orientador: Hanna, Vera Lucia Harabagi
Primeiro coorientador: Sobral, Patricia Isabel Santos
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
Segundo membro da banca: Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Terceiro membro da banca: Vieira, Nelson H.
Quarto membro da banca: Philippov, Renata
Resumo: Este presente estudo, com foco no ensino de Português língua estrangeira nos cursos de graduação nos Estados Unidos, tem como objetivo investigar, sob os aspectos da perspectiva intercultural, como o ensino da cultura pode integrar o ensino da língua e sua contribuição para o aprendizado e desenvolvimento do estudante. A intercultura pode ser determinante para o êxito da interação comunicativa, proporcionando capacidades de negociação cultural que combinem comportamento curioso e consciente da necessidade de ultrapassar os estereótipos, com os conhecimentos linguísticos e culturais presentes na língua. A perspectiva intercultural contempla uma abordagem diferenciada do ensino de línguas estrangeiras favorecendo a consciência social, criatividade, mente aberta para novos conhecimentos e uma nova maneira de pensar e ver o outro. A fim de desenvolvermos esta investigação, optamos por pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, durante dois semestres, de 2013 a 2014, com acompanhamento direto e intensivo das aulas de língua Portuguesa no Department of Portuguese and Brazilian Studies (POBS), na Brown University, EUA. A metodologia do POBS proporciona aos estudantes elementos que conferem com o nosso estudo a respeito da integração do ensino de língua e da cultura e coadunam com o nosso referencial teórico no cerne da perspectiva intercultural. As aulas de Português língua estrangeira naquele departamento promovem o intercâmbio das informações sobre a vida cotidiana no Brasil e demais países lusófonos, desenvolvem conhecimentos de grupos sociais, seus produtos e práticas, incluindo marcas da identidade nacional, normas de conversação e gestos, favorecendo interpretação, descoberta e interação com a cultura do outro em situações reais de comunicação. Em nossa pesquisa observamos reflexões sobre similaridades e diferenças compreendidas no desenvolvimento linguístico e cultural e que consideramos fundamental no aprendizado do estudante. Nosso referencial teórico apoia-se em Byran (1994, 1997,1998, 2001, 2002, 2003, 2007, 2008), Hall (2004), Johnson (2009), Kramsch (1993, 1998, 2004, 2006, 2009), Risager (2007), dentre outros autores que defendem o ensino de língua estrangeira a partir da perspectiva intercultural.
Abstract: This current study with a focus on teaching of Portuguese as foreign language in undergraduate courses in the United States, aims to investigate, under the aspects of intercultural perspective, how the teaching of culture can integrate the teaching of language and its contribution to student’s learning and development. Intercultural perspective can be a determinant to the success of communicative interaction, providing cultural negotiating skills which combine curious and conscious behavior about the need to overcome the stereotypes, through linguistic and cultural knowledge in the language. The intercultural perspective contemplates a distinct approach to foreign language teaching promoting social awareness, creativity, open mind to new knowledge and a new way of thinking and seeing the other. In order to develop this research, we chose qualitative and ethnographic research which lasted two semesters, 2013-2014, with direct and intensive observation of Portuguese language classes in the Department of Portuguese and Brazilian Studies (POBS) at Brown University, USA. The POBS methodology provides students with elements which relate to our study on the integration of language teaching and culture and are consistent with our theoretical framework at the core of intercultural perspective. The Portuguese foreign language classes in that department promote the exchange of information about everyday life in Brazil and other Portuguese speaking countries, develop knowledge of social groups, their products and practices, including marks of national identity, conversational norms and gestures, favoring interpretation, discovery and interaction with the other's culture in real communication situations. In our research we observed reflections on similarities and differences comprehended in the linguistic and cultural development that we consider fundamental to student learning. Our theoretical framework is supported by Byran (1994, 1997,1998, 2001, 2002, 2003, 2007, 2008), Hall (2004), Johnson (2009), Kramsch (1993, 1998, 2004, 2006, 2009), Risager (2007), among other authors who defend the foreign language teaching through intercultural perspective.
Palavras-chave: perspectiva intercultural;  língua estrangeira;  português;  Estados Unidos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: SILVA, Vanessa Maria da. Ensino de português como língua estrangeira e a perspectiva intercultural : um estudo etnográfico nos Estados Unidos. 2016. 182 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3023
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18161
Data de defesa: 4-Fev-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3023/5/Vanessa%20Maria%20da%20Silva.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Teses - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.