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dc.creatorProtta, Felipe Pupo Pereira-
dc.date.accessioned2017-02-07T18:32:09Z-
dc.date.accessioned2017-06-14T01:02:46Z-
dc.date.available2017-06-14T01:02:46Z-
dc.date.issued2016-02-16-
dc.identifier.citationPROTTA, Felipe Pupo Pereira. Caetano Veloso: um camaleão na cena cultural brasileira contemporânea. 2016. 206 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3036-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18160-
dc.description.abstractThis thesis is presented as an investigation of the aspects that lead to Caetano Veloso classification as a cultural activist, from the analysis of his career in the most different sectors of art. In a reverence to what is beautiful and strong in the past without any disregard for the future, but on the contrary, seeking from it to create something new as interesting as this Bahian artist follows a trail of consistency between criticism and praise, old and new, domestic and abroad, the shock and appreciation, doing well to meet the guiding principles of art as a whole. Caetano Veloso is a multifaceted artist who compose the Brazilian artistic firmament. Despite being linked to the context of popular song, his performance beyond the limits of this area, reaching many others. Whether through his songs, his interpretations, his comments, his performance and persona as various as his own performance, more than anything, Caetano Veloso can be considered a "cultural activist", as he moves properly between the most diverse times, spaces and styles in terms of song, behavior and world view. Brazilian culture has been enriched by foreign aspects that have been added to this by an artist who insists dare, even with a career that border the five long decades, without therefore need to prove anything, and yet, insisting to reinvent himself.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectculturapor
dc.subjectmúsica popular brasileirapor
dc.subjectlinguagem poéticapor
dc.subjectartespor
dc.titleCaetano Veloso: um camaleão na cena cultural brasileira contemporâneapor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpor
dc.description.resumoA presente tese se coloca como uma investigação dos aspectos que propiciam a classificação de Caetano Veloso como um agitador cultural, a partir da análise de sua trajetória em diferentes setores da arte. Numa reverência ao que há de belo e forte no passado sem qualquer despreocupação com o futuro, mas, pelo contrário, buscando partir disso para a criação de algo novo tão interessante quanto, este artista baiano segue uma trilha de coerência entre a crítica e o elogio, o velho e o novo, o nacional e o estrangeiro, o choque e o apreço, indo bem ao encontro dos princípios norteadores da arte como um todo. Caetano Veloso é um artista multifacetado que compõe o firmamento artístico brasileiro. Apesar de estar ligado ao contexto da canção popular, sua atuação extrapola os limites desta área, chegando a muitas outras. Seja por meio de suas canções, suas interpretações, seus comentários, sua performance e persona tão várias quanto sua própria atuação, mais do que tudo, Caetano Veloso pode ser considerado um “agitador cultural”, à medida que transita com propriedade entre os mais diversos tempos, espaços e estilos em termos de canção, comportamento e visão de mundo. A cultura brasileira vem sendo enriquecida pelos aspectos estrangeiros que vem sido somados a esta por um artista que insiste em ousar, mesmo com uma carreira que beira as cinco décadas de duração, sem, portanto, precisar provar nada, e, no entanto, fazendo questão de se reinventar, tendo sempre algo novo a acrescentar.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5895062972746619por
dc.contributor.advisor1Bridi, Marlise Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486189642933939por
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548por
dc.contributor.referee2Oliveira, Ana Maria Domingues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0269505153044334por
dc.contributor.referee3Machado, Alleid Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731017435045743por
dc.contributor.referee4Brito, Regina Helena Pires de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12904/Felipe%20Pupo%20Pereira%20Protta.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3036/5/Felipe%20Pupo%20Pereira%20Protta.pdf
dc.keywordscultureeng
dc.keywordsbrazilian popular musiceng
dc.keywordspoetic languageeng
dc.keywordsartseng
Aparece nas coleções:Letras - Teses - CCL Higienópolis

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