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Tipo do documento: Tese
Título: Clássico literário e adaptação em quadrinhos : uma possibilidade para a formação estético-discursiva do jovem leitor
Autor: Bitazi, Fernanda Isabel
Primeiro orientador: Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Primeiro membro da banca: Pereira, Helena Bonito Couto
Segundo membro da banca: Guimarães, Alexandre Huady Torres
Terceiro membro da banca: Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
Quarto membro da banca: Ramos, Paulo Eduardo
Resumo: Em 2006, o Governo Federal incluiu os quadrinhos, pela primeira vez, nos editais do PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), ressaltando a aceitação de adaptações quadrinizadas das grandes obras da literatura universal – os clássicos literários –, o que motivou as editoras brasileiras a publicarem, a partir daquele ano, várias obras do gênero. Considerando, portanto, o interesse comercial das editoras, bem como a razão pressuposta à aceitação do governo pela inclusão desse tipo de produção – o de usar as adaptações no contexto escolar para formar leitores literários, ou mais especificamente, leitores das obras clássicas literárias –, esta pesquisa tem, por objetivo principal, investigar se as adaptações quadrinizadas podem auxiliar na formação do jovem leitor no que concerne, sobretudo, a seu acesso à estética do hipotexto literário canônico e também à estética dos próprios quadrinhos. Para tanto, O cortiço, de Aluísio Azevedo, e Dom Casmurro, de Machado de Assis, serão comparados, respectivamente, às versões em quadrinhos de O cortiço e Dom Casmurro, ambas produzidas por Ivan Jaf e Rodrigo Rosa e publicadas pela editora Ática. Importa ressaltar que tal análise comparativa pode, desde que com as devidas adequações ao contexto de produção, ser realizada em sala de aula, de modo a fazer o jovem leitor perceber que apreciar uma adaptação literária em quadrinhos é diferente de fruir esteticamente um clássico literário.
Abstract: For the first time in 2006, Brazilian Federal Government included comics in the national program for libraries at schools, thus emphasizing the acceptance of comics adaptations of great literary oeuvres – literary classics – and encouraging publishing houses to release, from that year on, several works of this genre. Considering the commercial interest of the publishing houses, as well as the reasons that base the acceptance of this production by the government (use of adaptations in the educational context aimed at the formation of literature readers, or more specifically, readers of literary classics), this paper has the objective of investigating whether comics adaptations can help the formation of young readers and provide access to the aesthetics of the canonic literary hypotext as well as the aesthetics of comics. To reach this objective, O cortiço by Aluísio Azevedo and Dom Casmurro by Machado de Assis will be compared to their respective comics adaptations, both produced by Ivan Jaf and Rodrigo Rosa and published by Ática. It is worth noting that such comparative analysis can be made in the classroom, provided that it is adapted to this production context, so as to make the young reader realize that appreciating a comics adaptation of a literary work is a different experience from the appreciation of the literary classic itself.
Palavras-chave: adaptação quadrinizada;  clássico literário;  formação leitora;  leitura;  literatura;  quadrinhos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: BITAZI, Fernanda Isabel. Clássico literário e adaptação em quadrinhos : uma possibilidade para a formação estético-discursiva do jovem leitor. 2015. 315 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3061
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18154
Data de defesa: 5-Ago-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3061/5/Fernanda%20Isabel%20Bitazi.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Teses - CCL Higienópolis

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